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Disciplina Comunicação e Relações Interpessoais

  • Apresentação

    Apresentação

    Aulas de natureza teórico-prática com exposição dos conteúdos programáticos recorrendo ao uso de meios audiovisuais e informação documentada impressa (quando justificável). Preenchimento de fichas de trabalho ou inquéritos comportamentais que são analisados pelos estudantes e discutidos durante as aulas, procurando reforçar a importância da comunicação junto dos pares, e em hierarquia. Noções básicas estilos de comunicação, competências próprias na arte da comunicação, tanto como profissional como não profissional no mercado que se quer cada vez mais competitivo e inovador. Noções básicas para uma comunicação interpessoal, fundamental para o sucesso de líderes, profissionais, equipas e empresas, de uma forma geral, que evitam conflitos gerados por falhas e má interpretação, algo recorrente em meios corporativos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos: A comunicação e as relações interpessoais Conceito, Características e Funções da Comunicação Obstáculos à comunicação Comunicação verbal e não verbal Estratégias para uma comunicação eficaz A comunicação organizacional Comunicação formal Comunicação Informal Importância da comunicação nas organizações Impacto da comunicação nos clientes internos As diferenças entre Gestão e liderança Regras para o desempenho de um grande gestor As características importantes para uma boa liderança Estilos de liderança Benéficos e obstáculos do trabalho em equipa Motivação de uma equipa
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem como objetivo desenvolver nos alunos conhecimentos, aptidões e competências fundamentais para a prática profissional em saúde, com ênfase na comunicação eficaz e na gestão de relações interpessoais. Ao final da UC, os estudantes deverão: Compreender os principais conceitos de comunicação verbal e não-verbal, aplicando-os em contextos clínicos e organizacionais; Identificar e adaptar estilos de comunicação assertiva, empática, passiva e agressiva, de acordo com a situação; Reconhecer e aplicar ferramentas de avaliação comportamental, como o DISC e MBTI, para otimizar a dinâmica de trabalho em equipa; Desenvolver competências de liderança e resolução de conflitos, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo; Gerir o stress e prevenir o burnout, promovendo o bem-estar pessoal e profissional; Utilizar a empatia e a inteligência emocional para melhorar a interação com tutores, clientes, equipas e superiores
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC utiliza metodologias inovadoras que combinam teoria e prática, promovendo uma aprendizagem ativa e centrada no estudante. O uso de estudos de caso clínicos reais permite aplicar os conceitos de comunicação e liderança em situações autênticas, promovendo a tomada de decisão. Simulações de interações entre profissionais e clientes são utilizadas para desenvolver competências de comunicação assertiva e empática. Ferramentas de avaliação comportamental como DISC e MBTI são integradas em atividades práticas para avaliar perfis e melhorar a cooperação em equipa. A aprendizagem colaborativa é reforçada por trabalho em grupo e discussões orientadas , estimulando a resolução de problemas e a gestão de conflitos em cenários clínicos e organizacionais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    · Adler, Ronald B. , Proctor, Russell F. - Communication Matters . 2.ª Edição. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2013. 480 páginas. ISBN: 9780073406776. · Hargie, Owen. - Skilled Interpersonal Communication: Research, Theory and Practice . 6.ª Edição. Londres: Routledge, 2016. 600 páginas. ISBN: 9781138775853. · Goleman, Daniel. - Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ . 10.ª Edição. Nova Iorque: Bantam Books, 2005. 384 páginas. ISBN: 9780553383713. · Rosenberg, Marshall B. - Nonviolent Communication: A Language of Life . 3.ª Edição. Encinitas: PuddleDancer Press, 2015. 280 páginas. ISBN: 9781892005281. · Yukl, Gary A. - Leadership in Organizations . 8.ª Edição. Boston: Pearson, 2013. 624 páginas. ISBN: 9780132771863.
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