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Disciplina Animais e Terapias Assistidas

  • Apresentação

    Apresentação

    As Intervenções Assistidas por Animais (IAA) e as especificidades do campo das Terapias Assistidas por Animais (TAA). Públicos e âmbito da intervenção em TAA. Métodos e técnicas usadas para o recrutamento de animais em TAA.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    As IAA, desenvolvimento, púbicos e âmbitos.  As TAA e as novas ideias sobre a relação entre humanos e não humanos.  Representatividade dos animais co-performers em TAA.  Âmbitos e públicos – as aplicações das TAA em diferentes públicos; pressupostos dos benefícios; Os principais programas em Portugal e no mundo.   Principais procedimentos na seleção de animais (com principal foco no cão), aprendizagem animal e aquisição de comportamentos para integrar uma sessão de TAA  O treino de um animal para as TAA   Observação de sessões de TAA Levantamento de questões éticas e de bem-estar animal  Principais procedimentos na planificação de sessões em TAA
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer as IAA a partir da sua evolução até ao presente e as principais questões que se levantam no campo das TAA. Compreender a importância das TAA e relação homem-animal no âmbito da saúde humana; Compreender as principais questões éticas do campo e refletir sobre o bem-estar animal. Conhecer os mecanismos de seleção e aprendizagem dos animais que integram as TAA. Conhecer e selecionar diferentes comportamentos num animal para integrar uma sessão de TAA; Ser capaz de analisar uma sessão de TAA e reconhecer as competências do animal vs a sua performance e objetivos na terapia. Planificar uma sessão de TAA com facilitação do papel do animal  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino empregues baseiam-se nas aulas teóricas magistrais com exposição de conhecimento, recorrendo a exemplos práticos e videos demonstrativos Esta será complementada com recurso a metodologias ativas que se baseiam no principio de que as alunos procuram e adquiram conhecimento de forma autónoma de forma a complementar as aprendizagens.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Marino , L. (2021) Construct Validity of AnimalAssisted Therapy and Activities: How Important Is the Animal in AAT? Anthrozoos , 25(3):139-151 DOI:10.2752/175303712X13353430377219 Fine, A. (2019) Handbook of Animal- Assisthed therapy , Academic Press. Fine, A. et al. (2019) The State of Animal-Assisted Interventions: Addressing the Contemporary Issues that will Shape the Future, Int. J. Environ. Res. Public Health 16, 3997; doi:10.3390/ijerph16203997 Murthy, R., Bearman, G., Brown, S., Bryant, K., Chinn, R., Hewlett, A., . . . Weber, D. J. (2015). Animals in healthcare facilities: recommendations to minimize potential risks. Infect Control Hosp Epidemiol, 36(5), 495- 516. Lefebvre, S. L., Golab, G. C., Christensen, E. L., Castrodale, L., Aureden, K., Bialachowski, A., . . . Weese, J. S. (2008). Guidelines for animal-assisted interventions in health care facilities. American Journal of Infection Control, 36(2), 78-85. 
INSCRIÇÃO AVULSO
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