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Apresentação
Apresentação
A Anatomia I dedica-se ao estudo da embriologia e dos ossos e articulações que constituem a coluna vertebral, tórax e apêndices locomotores dos animais domésticos (carnívoros, ruminantes, equinos, suínos e coelhos), aves, peixes e répteis
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT478-6011
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Embriologia Osteologia da coluna vertebral, tórax e do esqueleto apendicular dos animais domésticos e aves Artrologia e sindesmologia da coluna vertebral e do esqueleto apendicular dos animais domésticos Tegumento comum dos animais domésticos Anatomia dos peixes
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Objetivos
Objetivos
- Compreender a importância da nomenclatura anatómica na designação de estruturas - Compreender conceitos básicos de embriologia e a sua importância para a anatomia do feto - Avaliar a osteologia e artrologia dos animais domésticos - Reconhecer a importância de conhecimentos anatómicos no diagnóstico e tratamento de patologias, nomeadamente patologias cirúrgicas - Identificar as referências anatómicas necessárias para o planeamento de abordagens terapêuticas Os alunos devem ser capazes de (competências): - Aplicar as referências anatómicas necessárias para outras áreas da medicina veterinária, nomeadamente em clínica - Integrar-se em grupos de trabalho e assumir uma atitude colaborante na equipa - Definir e distribuir funções para cada membro do grupo de trabalho - Cumprir as funções atribuídas e partilhar conhecimento entre os restantes membros do grupo - Estabelecer boas relações interpessoais com pares - Comunicar de forma clara, rigorosa e concisa - Demonstrar confiança e convicção
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Privilegia-se a utilização de metodologias ativas (“jigsaw”, “aula invertida”, “aprender fazendo”, “problema-based learning” etc) em combinação com o ensino tradicional. A avaliação formativa é realizada em vários momentos das aulas, através de aplicações como "mentimeter", "whiteboard", “socrative” o que permite diagnosticar as necessidades dos alunos, de forma contínua, para melhor orientação. Promove-se a discussão de exercícios. Para a "aula invertida" são disponibilizados vídeos na plataforma “educast” (Anatomia Veterinária https://educast.fccn.pt/vod/channels/1c2yq1rahy?locale=pt) para consulta dentro e fora da sala de aula. Utilização de vários tipos de recursos alternativos ao ensino tradicional de anatomia, nomeadamente modelos, plastinados, softwares, atlas virtuais e uma mesa de disseção virtual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barone R. (2020) Anatomie comparee des mammiferes domestiques. Tome 1, Osteologie (5 ed.) Lyon: Vigot Frères. Dyce, KM; Sack, WO; Wensing, CJG. (2018). Textbook of Veterinary Anatomy. (5th ed.) Saunders, Elsevier. König, H-E; Liebich, H; Pérez, W. (2020). Veterinary Anatomy of Domestic Animals (7th ed.) THIEME THEMENWELTEN. McGeady, TA; FitzPatrick, ES; Ryan, MT; Quinn, PJ; Kilroy, D; Lonergan, D. (2017). Veterinary Embriology (2nd ed.) Chichester, West Sussex : Wiley Blackwell
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não