-
Apresentação
Apresentação
A Anatomia Patológica I (Patologia) (derivado do grego pathos , doença, e logia , estudo) é um ramo comum aos cursos de Medicina, dedicado ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT478-8510
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Doença-nomenclatura, fases da doença Estudo das causas- etiopatogénese- modalidades de acção, causas externas e internas Lesões -natureza,evolução,duração,severidade Patologia - Degenerescências, amiloidose, necrose, apoptose, autólise, anomalias dos pigmentos e calcificação. Anomalias circulatórias- congestão, edema, hemorragia, linfagiectasia, trombose, isquemia, embolia, enfarte e choque Inflamação Inflamação (aguda, sub-aguda, crónica e granulomatosa). Os elementos da reacção inflamatória (celular e tecidular) Alterações de crescimento e diferenciação celular: Hipertrofia, Hiperplasia, Atrofia, Hipoplasia, Displasia, Metaplasia, Distrofia, Teratologia Neoplasia oncobiologia, características das células neoplásicas, avaliação morfológica dos tumores, classificação. Icterícia - Metabolismo dos pigmentos biliares, classificação das icterícias Uremia - Fisiopatologia da Uremia,Tipos de Uremia Necropsia - Técnica, relatório
-
Objetivos
Objetivos
Apreender a nomenclatura empregue em Anatomia Patológica e ser capaz de a aplicar Compreender e reconhecer os mecanismos e a evolução dinâmica das lesões (patogenia), ao nível da célula, tecidos e órgãos Adquirir conhecimentos em patologia celular (degenerescência intra e extracelular, necrose e apoptose) Adquirir conhecimentos e saber reconhecer macroscópica e microscopicamente os processos inflamatórios e reparação dos tecidos, as anomalias vasculares, as alterações de crescimento, os processos neoplásicos, a icterícia e uremia, Saber realizar uma necropsia e a seleção de material para futuros exames histopatológicos, microbiológicos, virológicos, parasitológicos e toxicológicos. saber realizar um diagnóstico histopatológico sobre os processos lesionais apreendidos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Teórica: Aulas expositiva dialogada complementada por estudo autónomo orientado Prática: Observação de lesões microscópicas com base em lâminas digitais e de audio-videos com a descrição das lesões Avaliação: - Avaliação contínua: - Avaliação contínua em aula. A aprovação é obtida com um mínimo de 9,5 valores. Em cada aula prática será avaliado o interesse, capacidade de trabalho e participação num total de 0.8 valores por aula. Na aula 8 e na aula 13, os alunos apresentarão oralmente as lâminas apreendidas nas aulas anteriores (2-3 lâminas por aluno escolhidas aleatoriamente) (6 valores por aula). A aula 9 será dada pelos alunos (2,4 valores). -Avaliação teórica através de 2 mini-testes com igual ponderação. A aprovação é obtida com um mínimo de 9,5 valores Avaliação em exame final A classificação final da UC corresponderá à média da avaliação prática (50%) com a avaliação teórica (50%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Grant Maxie, M. Pathology of Domestic Animals. Jubb, Kennedy & Palmer 6th Ed. W.B. (2015) Saunders Elsevier McGavin, M. D., Zachary, J. F. Pathologic Basis of Veterinary Disease 4th Ed. (2006) Mosby Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não