-
Apresentação
Apresentação
A disciplina de Zootecnia e Melhoramento Animal II é desenvolvida no 3º ano do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e faz parte de duas grandes áreas (Medicina de Animais de Companhia; e Espécies Pecuárias e Equídeos). Essa UC destina-se ao ensino do ciclo de produção das especies criadas pelo homem, planos executivos nutricionais, reprodutivos e sanitários contexto em um contexto de sustentabilidade economica e ambiental.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT478-8554
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O conteúdo programático desta unidade curricular é formado pelos itens descritos a seguir. 1. Produção de equinos; 2. Produção de pequenos ruminantes nos trópicos; 3. Produção de aves de postura e creatopoéticas; 4. Tecnologias utilizadas no melhoramento animal ou conservação de recursos genéticos; 5. Procedimentos para avaliar e proporcionar bem-estar animal. 6. Alimentos alternativos para a adaptação e mitigação das condições de aquecimento global ou a descarbonização 7. Gestão para a sustentabilidade economica no contexto das alterações climáticas
-
Objetivos
Objetivos
1. Identificar os conhecimentos necessários para resolução de questões dos domínios da produção animal aplicada associada aos animais herbívoros (equinos e pequenos ruminantes) e monogástricos. 2. Caracterizam os diferentes sistemas de produção e possíveis planos de maneio usados para herbívoros (equinos e pequenos ruminantes) e monogástricos (aves) em regiões de clima temperado ou tropical. 3. Compreender as estratégias de melhoramento animal ou conservação de recursos genéticos para intervenção de forma adequada no processo de adaptação e mitigação dos efeitos do aquecimento global. 4. Usar conceitos de gestão para viabilizar economicamente as explorações de produção animal.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino/aprendizagem das aulas teóricas será convencional, com o uso de material desenvolvido no Power Point, disponibilizado no moodle e o aprendizado será classificado através de testes convencionais, usando as estruturas recomendadas para o efeito. Contudo, nas aulas praticas serão utilizadas varias técnicas de ensino/aprendizagem: a) trabalho de campo, nesse contexto serão apresentados "problemas ao Projeto de Produção Animal I", uma estratégia pedagógica centrada no aluno; b) aulas teórico-práticas: neste formato aspectos de maneio animal são desenvolvidos no contexto dos planos de maneio (bem estar animal, nutricional, reprodutivo, e sanitários); c) visitas técnicas a explorações modelos - os discentes identificam os aspectos abordados em aulas teóricas e teórico-práticas, referente ao maneio, ambiente e gestão económicas das explorações. A componente prática será avaliada pela classificação dos projetos, realizada pelos docentes e discentes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
GAMA L. T. (2022). Melhoramento genético animal. Escolar Editora. BUXADÉ, C. (1996). Zootecnia, base da producción animal. Vol I a XIII. Ediciones Mundi-Prensa, Castelló 37, 28001 Madrid, España
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não