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Disciplina Bioquímica Redox e Bioelectroquímica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Bioquímica Redox e Bioeletroquímica explora os princípios fundamentais das reações de oxidação-redução em sistemas biológicos e suas aplicações eletroquímicas. Esta UC integra conceitos da bioquímica e da eletroquímica para entender como as reações de oxidação redução influenciam processos celulares e como essas reações podem ser aplicadas em tecnologias inovadoras.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceito de potencial redox. Reações de oxidação e redução. Oxidantes e redutores. Transferência de electrões. Reações redox homogéneas e heterogéneas, directas e mediadas. Balanço energético redox. Espontaneidade e reversibilidade das reações. Transporte biológico de electrões. Radicais livres e stress oxidativo. Sinalização e regulação redox e enzimas redox. Métodos e técnicas electroquímicas, potenciometria e electroquímica interfacial. Sistemas em solução e imobilizados. Célula electroquímica. Eléctrodos e condições. Voltametria cíclica e pulsada; cronoamperometria. Exemplos de técnicas acopladas (e.g. espectroelectroquímica, microscopia de varrimento electroquímico, microbalança electroquímica de cristal de quartzo). Aplicações práticas em bioquímica (mecanismos, catálise, corrosão microbiológica, biocélulas de combustível (enzimáticas e microbiológicas).
  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina de Bioquímica Redox e Bioelectroquímica tem como objetivos que os estudantes conheçam os conceitos fundamentais da bioquímica redox, nomeadamente reações de redução e oxidação, transferência de electrões, conceitos de oxidantes e redutores, radicais livres e stress oxidativo, espontaneidade das reações, sinalização e regulação redox e electrocatálise. Os estudantes apreenderão ainda os conceitos teóricos e práticos necessários para o estudo concreto dos fenómenos bioquímicos redox através das técnicas de bioelectroquímica. Reconhecer as técnicas mais indicadas para a aplicação prática consoante o sistema ou objectivo em estudo e desenvolver competências na área para as aplicações correntes e emergentes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teóricas (T) são presenciais, privilegiando o contacto directo com os alunos. Estão planeadas aulas de exposição interactiva e aulas de aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning). Nas aulas práticas (PL) os alunos irão contactar com alguns exemplos de técnicas experimentais, analisarão resultados e aplicarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Serão ainda feitos estudo de casos.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Banerjee, R, Becker, D. F., Dickman, M. B., Gladyshev, V. N., Ragsdale, S. W. (Eds), (2008) Redox Biochemistry, John Wiley & Sons. 2. Brett, C. and Brett, A. M. O. (1993), ELECTROCHEMISTRY-Principles, Methods, and Applications, Oxford Uni. Press. 3. Bartlett, P. N. (Ed) (2008) Bioelectrochemistry-Fundamentals, Experimental Techniques and Applications, John Wiley&Sons. 4. Selected papers related with the contents and techniques will be made available.  
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