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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6802-1-10811
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução ao estudo da relação cérebro-mente-comportamento CP2. Neuroanatomia 2.1. Neuroanatomia funcional 2.2. Embriogénese e desenvolvimento do sistema nervoso 2.3 Anomalias no desenvolvimento neurológico CP3. Sistemas de regulação e homeostasia 3.1. Neurofisiologia 3.2. Neuroendocrinologia 3.2. Neuroimunologia CP4. Sistemas, processos e perceção sensorial CP5. Fundamentos neuronais das emoções CP6. Métodos de investigação em neurociências CP7. Tecnologias e relação cérebro-mente-comportamento
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem (OA)são: OA1: Relacionar o normal funcionamento do cérebro e sistema nervoso com o comportamento e a cognição Humana OA2: Localizar e descrever a estrutura e função dos componentes do sistema nervoso humano OA3: Compreender e descrever o desenvolvimento embrionário-fetal do sistema nervoso OA4: Compreender o papel dos sistemas de regulação e o conceito de homeostase OA5: Compreender e reconhecer o funcionamento normal do cérebro e sistema nervoso. OA7: Compreender e reconhecer o funcionamento normal do sistema endócrino e imune e a sua relação com o sistema nervoso OA8: Conhecer os sistemas sensoriais e compreender a natureza do processamento da informação que ocorre a diferentes níveis destes sistemas OA9: Conhecer e descrever a constituição e o funcionamento do sistema límbico, processamento neo-cortico-talâmico e mecanismos de regulação emocional OA10: Conhecer e descrever os principais impactos das tecnologias ao nivel do cérebro-mente-comportamento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Visionamento e discussão de documentários (ME2), Atividades em duplas (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Processo de revisão pelos pares, em que estas duplas avaliam criticamente os trabalhos entre si (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Blumenfeld, H. (2010). Neuroanatomy through clinical cases. Sunderland, Mass: Sinauer Associates. Carpenter, R.H.S. (2003). Neurophysiology (4th Ed.). New York: Oxford University Press. Gazzaniga, M., Ivry., R. B. & Mangun. G. R. (2019). Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind (5th Ed). NY: W.W. Norton & Company. Gilbert, S. F. & Barresi, M. J. F. (2018). Developmental Biology (11th ed). Sunderland, Massachusetts : Sinauer Associates, Inc. Hilton, D. A., & Shivane, A. G. (2015). Neuropathology simplified: a guide for clinicians and neuroscientists. Springer. Purves, D., Augustine, G. A., Fitzpatrick, D., Hall, W., LaMantia, A.-S., McNamara, J. O., & Williams, S. M. (2008). Neuroscience (4 th ed.). Sunderland, MA: Sinauer Associates. Snell R. S. (2011). Neuroanatomia Clínica (7a ed). Rio de Janeiro: Nova Guanabara.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não