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Disciplina Cérebro, Mente e Comportamento

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução ao estudo da relação cérebro-mente-comportamento CP2. Neuroanatomia 2.1. Neuroanatomia funcional 2.2. Embriogénese e desenvolvimento do sistema nervoso 2.3 Anomalias no desenvolvimento neurológico CP3. Sistemas de regulação e homeostasia 3.1. Neurofisiologia 3.2. Neuroendocrinologia 3.2. Neuroimunologia CP4. Sistemas, processos e perceção sensorial CP5. Fundamentos neuronais das emoções CP6. Métodos de investigação em neurociências CP7. Tecnologias e relação cérebro-mente-comportamento
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem (OA)são: OA1: Relacionar o normal funcionamento do cérebro e sistema nervoso com o comportamento e a cognição Humana OA2: Localizar e descrever a estrutura e função dos componentes do sistema nervoso humano OA3: Compreender e descrever o desenvolvimento embrionário-fetal do sistema nervoso OA4: Compreender o papel dos sistemas de regulação e o conceito de homeostase OA5: Compreender e reconhecer o funcionamento normal do cérebro e sistema nervoso. OA7: Compreender e reconhecer o funcionamento normal do sistema endócrino e imune e a sua relação com o sistema nervoso OA8: Conhecer os sistemas sensoriais e compreender a natureza do processamento da informação que ocorre a diferentes níveis destes sistemas OA9: Conhecer e descrever a constituição e o funcionamento do sistema límbico, processamento neo-cortico-talâmico e mecanismos de regulação emocional OA10: Conhecer e descrever os principais impactos das tecnologias ao nivel do cérebro-mente-comportamento.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Visionamento e discussão de documentários (ME2), Atividades em duplas (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Processo de revisão pelos pares, em que estas duplas avaliam criticamente os trabalhos entre si (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Blumenfeld, H. (2010). Neuroanatomy through clinical cases. Sunderland, Mass: Sinauer Associates. Carpenter, R.H.S. (2003). Neurophysiology (4th Ed.). New York: Oxford University Press. Gazzaniga, M., Ivry., R. B. & Mangun. G. R. (2019). Cognitive Neuroscience: The Biology of the Mind (5th Ed). NY: W.W. Norton & Company. Gilbert, S. F. & Barresi, M. J. F. (2018). Developmental Biology (11th ed). Sunderland, Massachusetts : Sinauer Associates, Inc. Hilton, D. A., & Shivane, A. G. (2015). Neuropathology simplified: a guide for clinicians and neuroscientists. Springer. Purves, D., Augustine, G. A., Fitzpatrick, D., Hall, W., LaMantia, A.-S., McNamara, J. O., & Williams, S. M. (2008). Neuroscience (4 th ed.). Sunderland, MA: Sinauer Associates. Snell R. S. (2011). Neuroanatomia Clínica (7a ed). Rio de Janeiro: Nova Guanabara.
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