-
Apresentação
Apresentação
.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 15
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6802-1-21542
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP 1. Métodos de investigação 1.1. Selecção de um tópico 1.2. Pesquisa Bibliográfica 1.3. Formulação de objectivos e hipóteses 1.4. Selecção da amostra 1.5. Selecção das medidas de avaliação 1.6. Planeamento do estudo 1.7. Recolha e arquivo de dados 1.8. Análise de dados 1.9. Representação gráfica dos resultados 1.10. Interpretação dos resultados 1.11. Escrita de Investigação CP 2. Projectos de I & D em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva 2.1. Distúrbios Psicológicos e Condições de Saúde 2.2. Reabilitação neurocognitiva 2.3. Modelos terapêuticos em linha 2.4. O Futuro do CYBER CP 3. Elaboração da Dissertação
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Adquirir competências ao nível das metodologias e métodos de investigação necessários para a realização de uma dissertação/project. OA2: Apresentar, discutir e reflectir sobre estudos de referência na área da ciberterapia, reabilitação neurocognitiva e técnicas avançadas. OA3: Preparação da dissertação. Para atingir estes objectivos, os estudantes devem desenvolver um projecto de I&D que compreenda todas as fases de um estudo empírico, nomeadamente a selecção de um modelo teórico e a formulação de objectivos e hipóteses com base na literatura, selecção de medidas, recolha de dados, análise e redacção da dissertação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Primeiro, são apresentadas metodologias de investigação normalmente aplicadas nos campos deste ciclo de estudos, seguindo uma abordagem demonstrativa. Serão apresentados casos práticos em que estas metodologias foram utilizadas e de estudos de caso na área de acção deste ciclo de estudos. Os estudantes serão orientados no desenvolvimento dos seus trabalhos, através de seminários semanais de acompanhamento.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing. Creswell, J. & Creswell, D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. ISBN-10: 1506386709. Field, A. (2017). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics: North American Edition. ISBN-10: 9781526436566. Fodor, L. A., Cote?, C. D., Cuijpers, P., Szamoskozi, ?., David, D., & Cristea, I. A. (2018). The effectiveness of virtual reality-based interventions for symptoms of anxiety and depression: A meta-analysis. Scientific reports, 8, 1-13. doi: 10.1038/s41598-018-28113-6 Howard, M. C. (2017). A meta-analysis and systematic literature review of virtual reality rehabilitation programs. Computers in Human Behavior, 70, 317-327. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.01.013 Mildred L. Patten, M., Michelle Newhart, M. (2017). Understanding Research Methods: An Overview of the Essentials.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não