-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular visa assegurar que os alunos tenham uma sólida cultura básica sobre o funcionamento do sistema nervoso central, tanto a nível celular como integrador. Os objetivos de aprendizagem incluem adquirir conhecimento nos princípios básicos de neurofisiologia e nos aspetos básicos dos processos sensoriomotores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6802-1-25370
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP 1.O sistema nervoso central 1.1.Anatomia geral 1.2.Relação entre estrutura e função no CNS 1.3. O neurónio 1.4. Glia CP2. Fisiologia dos neurónios 2.1.Potencial de repouso 2.2.Corrente local 2.3.Potencial de acção CP3. Transmissão sináptica 3.1.Potencial de repouso 3.2.Corrente local 3.3.Potencial de acção CP4. Organização funcional do sistema nervoso central 4.1.Controlo do sono e da vigília 4.2.Controlo de postura e locomoção 4.3.Controlo ocular
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Adquirir conhecimento nos princípios básicos de neurofisiologia OA2. Adquirir conhecimento nos aspetos básicos dos processos sensoriomotores
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conhecimentos básicos do sistema nervoso central necessários para abordar os processos do comportamento humano são abordados no âmbito desta unidade curricular seguindo a metodologia expositiva, recorrendo para o efeito a utilização de figuras e a programas que permitam elucidar quanto à fisiologia do sistema nervoso. A bibliografia que acompanha esta UC irá permitir igualmente um enquadramento teórico relativamente a estes conteúdos. Por outro lado, a metodologia ativa em que os estudantes contribuem através de pesquisa científica e discussão em pequenos grupos sobre os tópicos do programa, permite igualmente contribuir para a formação dos estudantes neste âmbito.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cage., N. M. & Baars. B. J. (2018). Fundamentals of Cognitive Neuroscience: A beginner ¿s guide (2th Ed). Carpenter, R.H.S. (2003). Neurophysiology (5th Ed.). London: Hodder Arnold. Purves, D., Augustine, G. A., Fitzpatrick, D., Hall, W., LaMantia, A.-S., McNamara, J. O., & Williams, S. M. (2008). Neuroscience (4 th ed.). Sunderland, MA: Sinauer Associates.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não