-
Apresentação
Apresentação
A UC tem como objetivo central capacitar os alunos no conhecimento dos diversos modelos de intervenção psicológica e nos contextos específicos de aplicação. Esta explora o processo de intervenção e as estratégias adequadas para diferentes situações, além de ensinar como avaliar a viabilidade, eficácia, efetividade e eficiência das intervenções.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6802-1-25372
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.- Modelos, contextos e estratégias das intervenções na psicologia clínica 2.- O processo de intervenção 3.- Avaliação da viabilidade, eficácia, eficácia e eficiência 4.- Modificação das respostas fisiológicas e emocionais 5.- Modificação do comportamento 6.- Modificação cognitiva 7.- introdução às terapias de terceira geração
-
Objetivos
Objetivos
- Adquirir o conhecimento dos diferentes modelos de intervenção psicológica e dos contextos específicos em que são realizados - Compreender o processo de intervenção - Compreender as diferentes estratégias de intervenção adequadas aos diferentes contextos - Ser capaz de avaliar a viabilidade, eficácia, eficácia e eficiência da intervenção - Utilização de estratégias de intervenção - Definir objetivos de tratamento específicos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Um dia por semana para uma master class e outro para uma classe teórica e prática mista foram determinados. Na sessão prática, o conteúdo da master class pode ser descrito e os exercícios e aplicações podem ser realizados em relação ao mesmo conteúdo. As práticas e os exercícios associados a cada tópico são realizados com base na configuração de uma série de exemplos e casos clínicos em que o professor propõe as atividades correspondentes, e que envolvem o desenvolvimento prático do conteúdo teórico ensinado em frente e classe teórica da mesma semana.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barlow, D. H. (Ed.). (2021). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. Guilford publications. Bortolotti, B., Menchetti, M., Bellini, F., Montaguti, M. B., & Berardi, D. (2008). Psychological interventions for major depression in primary care: a meta-analytic review of randomized controlled trials. General hospital psychiatry, 30(4), 293-302. Dodge, K. A. (2018). Toward population impact from early childhood psychological interventions. American Psychologist, 73(9), 1117. Ebert, D. D., Van Daele, T., Nordgreen, T., Karekla, M., Compare, A., Zarbo, C., ... & Baumeister, H. (2018). Internet-and mobile-based psychological interventions: applications, efficacy, and potential for improving mental health. European Psychologist. Gleeson, J. F., & McGorry, P. D. (Eds.). (2004). Psychological interventions in early psychosis: a treatment handbook. John Wiley & Sons.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não