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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6802-25354
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Conceitos básicos: Ciberespaço, comportamento online e terapia digital (i.e., intervenção online, realidade virtual) CP2. Intervenções com recurso à tecnologia em intervenções clínicas: processos e perturbações psicológicas e condições de saúde CP3. Avaliação e reabilitação neurocognitiva com recurso à tecnologia CP4. Questões éticas e deontológicas CP5. Direções futuras
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Objetivos
Objetivos
Para satisfazer os objetivos desta UC serão ministradas as bases da intervenção nas áreas onde o Ciberespaço, Comportamento e Terapia Digital(CCT) tem desempenhado um papel diferenciador. Pretende-se conferir competências para a compreensão dos modelos de intervenção em diversas perturbações com recurso às TI, nomeadamente no que respeita à realidade virtual e à internet. A UC encontra-se organizada em 4OA: no OA1 procura-se introduzir os conceitos do CCT. Com os OA2 e OA3 procura-se discutir as diferentes opções de avaliação, reabilitação e intervenção com recurso a sistemas digitais no âmbito, respetivamente, da psicologia clínica, da saúde e reabilitação neurocognitiva. Prevê-se um enfoque nos diversos aspetos éticos e deontológicos (OA4) e direções futuras do CCT (OA5). Esta UC procura introduzir conceitos básicos e transversais à atuação de estudantes com formação em Ciências do Comportamento (ex. Psicologia) e em Engenharia, e Ciências Informática
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia expositiva (ME1) e demonstrativa (ME2), onde são apresentados os fundamentos teóricos que suportam a prática em contexto clínico com auxílio de sistemas digitais. Os estudantes terão a oportunidade de desenhar uma aplicação digital com aplicabilidade no contexto da avaliação, intervenção e reabilitação no âmbito da psicoterapia e da reabilitação neurocognitiva, privilegiando-se uma metodologia participativa (ME3).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Guazzaroni, G. (2018). Virtual and Augmented Reality in Mental Health Treatment (Advances in Psychology, Mental Health, and Behavioral Studies) (1ª ed.). Hershey: IGI Global Magnavita, J. J. (2018). Using Technology in Mental Health Practice (1ª ed.). Washington: APA. Dewan, N., Luo, J., & Lorenzi, M. (2015). Mental Health Practice in a Digital World: A Clinicians Guide (Health Informatics). Switzerland: Springer International Publishing. Lindner, P., Miloff, A., Fagernäs, S., Andersen, J., Sigeman, M., Andersson, G., ... & Carlbring, P. (2019). Therapist-led and self-led onesession virtual reality exposure therapy for public speaking anxiety with consumer hardware and software: A randomized controlled trial. Journal of anxiety disorders, 61, 45-54. Anderson, P. L., & Molloy, A. (2020). Maximizing the impact of virtual reality exposure therapy for anxiety disorders. Current opinion in psychology, 36, 153-157.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não