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Disciplina Experiência do utilizador em Teleconsulta

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular foca-se em compreender os diferentes contextos e cenários da teleconsulta e da telepsicologia, bem como a experiência dos usuários nestes ambientes. Os objetivos principais incluem adquirir conhecimento sobre os contextos de teleconsulta, explorar os diversos cenários em telepsicologia e entender as experiências dos usuários.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução: história da teleconsulta CP2. Telepsicologia: definições CP3. Instalação em telepsicologia  3.1.Tipos de dados  3.2.Análise de dados  3.3.Multimodalidade  CP4. Experiência do utilizador e quadros em psicologia :  CP5. Teleconsulta em ansiedade CBT  5.1. Aplicação de teleconsulta para adolescentes 5.2. Teleconsulta no trabalho-saúde 
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Adquirir conhecimentos sobre os diferentes contextos de teleconsulta OA2: Adquirir conhecimentos sobre cenários distintos em telepsicologia OA3: Adquirir conhecimentos sobre a experiência dos utilizadores e quadros em telepsicologia 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Este curso é particularmente dirigido a estudantes com uma licenciatura em psicologia. O seu objectivo é proporcionar-lhes conhecimentos específicos num campo da experiência do utilizador que se refere à forma como um utilizador interage e experimenta um produto, sistema ou serviço ainda relativamente desconhecido e pouco ensinado a nível académico, embora esteja em rápida expansão nas práticas actuais dos psicólogos. Os estudantes terão de utilizar estratégias de pensamento crítico para analisar casos clínicos com questões éticas específicas que precisam de ser devidamente abordadas no contexto da experiência do utilizador que inclui a percepção de utilidade de um produto, sistema ou serviço, facilidade de utilização, e eficiência. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Van Daele, T., Karekla, M., Kassianos, A. P., Compare, A., Haddouk, L., et al. (2020). Recommendations for policy and practice of telepsychotherapy and e-mental health in Europe and beyond. Journal of Psychotherapy Integration, 30(2), 160–173. https://doi.org/10.1037/int0000218 Haddouk, L. & Schneider, B. (dir.) (2022). Télépsychologie : état des lieux et enjeux. Erès, 2022. ISBN: 978-2-7492-7442-3 Fitzgerald M, Ratcliffe G. Serious Games, Gamification, and Serious Mental Illness: A Scoping Review. Psychiatr Serv. 2020 Feb 1;71(2):170-183. doi: 10.1176/appi.ps.201800567 Rehm IC, Foenander E, Wallace K, Abbott JM, Kyrios M, Thomas N. What Role Can Avatars Play in e-Mental Health Interventions? Exploring New Models of Client-Therapist Interaction. Front Psychiatry. 2016 Nov 18;7:186. doi: 10.3389/fpsyt.2016.00186 Rizzo AS, Koenig ST. Is clinical virtual reality ready for primetime? Neuropsychology. 2017 Nov;31(8):877-899. doi: 10.1037/neu0000405    
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