-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular foca-se no conceito de telepresença e sua aplicação na telepsicologia e em relações mediadas pela tecnologia. Os principais objetivos são: compreender a definição de telepresença, identificar e reconhecer ferramentas de medição de telepresença em telepsicologia, e desenvolver competências para analisar interações verbais e não verbais durante entrevistas remotas. O conteúdo inclui a história da telepresença, imersão em realidade virtual, ferramentas de avaliação de telepresença, análise de discurso e interações em telepsicoterapia, e métodos de análise de dados qualitativos e estatísticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6802-25364
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução: História da telepresença 2.Imersão e telepresença 2.1.Imersão e telepresença em VR: definições 2.2.Imersão, telepresença e tecnologia positiva 3.Ferramentas para trabalhar com telepresença 3.1.Escalas de telepresença 3.2.Grelha de telepresença 4.Observação de conversação e análise de interacção em telepsicoterapia 4.1.Análise do discurso e da conversação 4.2.Análise das interacções em telepsicoterapia 5.Análise do discurso temático 5.1.Revisão metodológica 5.2.Métodos estatísticos 5.3.Exemplo de métodos qualitativos: Nvivo
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular centrar-se-á no conceito de telepresença e no seu interesse no campo da telepsicologia e mais amplamente das relações mediadas por tecnologia. Os principais objectivos são: O1: Compreender o conceito de telepresença e as suas definições O2: Identificar e reconhecer as características dos instrumentos existentes para avaliar a telepresença em telepsicologia O3: Desenvolver competências para analisar o discurso e interacções verbais e não verbais durante uma entrevista à distância
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O método expositivo será utilizado para permitir aos estudantes compreender o conceito de telepresença (O1) e conhecer as ferramentas de medição de telepresença que existem e ver como são utilizadas no contexto da telepsicologia (O3). O método activo será utilizado, com o apoio de tutoria fornecido pelo docente, enquanto executam tarefas associadas a métodos de análise da fala, particularmente com a utilização de software especializado (O3).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bouchard, S., Paquin, B., Payeur, R., Allard, M., Rivard, V., Fournier, T., Renaud, P., & Lapierre, J. (2004). Delivering Cognitive-Behavior Therapy for Panic Disorder with Agoraphobia in Videoconference. Telemedicine Journal and e-Health. 10(1), pp.13-25. Haddouk, L., (2015). Presence at a distance. Annual Review of Cybertherapy and Telemedecine, vol. 13, ISSN : 1554-8716, pp.208-211. Haddouk, L., (2016). Presence in Telepsychotherapy. Towards a Video-Interview Framework. International Journal of Emergency Mental Health and Human Resilience, Vol. 17, No.4, pp. 712-713, ISSN 1522-4821. Haddouk, L., Bouchard, S., Brivio, E., Galimberti, C. et Trognon, A. (2018). Assessing presence in videconference telepsychotherapies: A complementary qualitative study on breaks in telepresence and intersubjectivity co-construction processes. Annual Review of CyberTherapy and Telemedecine. 16, 118-123. (PubMed, PsycINFO, SCImago) doi: 10.1037/1528-3542.6.3.383.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não