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Disciplina Telepresença e Teleconsulta

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular foca-se no conceito de telepresença e sua aplicação na telepsicologia e em relações mediadas pela tecnologia. Os principais objetivos são: compreender a definição de telepresença, identificar e reconhecer ferramentas de medição de telepresença em telepsicologia, e desenvolver competências para analisar interações verbais e não verbais durante entrevistas remotas. O conteúdo inclui a história da telepresença, imersão em realidade virtual, ferramentas de avaliação de telepresença, análise de discurso e interações em telepsicoterapia, e métodos de análise de dados qualitativos e estatísticos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução: História da telepresença  2.Imersão e telepresença 2.1.Imersão e telepresença em VR: definições  2.2.Imersão, telepresença e tecnologia positiva  3.Ferramentas para trabalhar com telepresença  3.1.Escalas de telepresença  3.2.Grelha de telepresença  4.Observação de conversação e análise de interacção em telepsicoterapia  4.1.Análise do discurso e da conversação  4.2.Análise das interacções em telepsicoterapia 5.Análise do discurso temático 5.1.Revisão metodológica  5.2.Métodos estatísticos  5.3.Exemplo de métodos qualitativos: Nvivo 
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular centrar-se-á no conceito de telepresença e no seu interesse no campo da telepsicologia e mais amplamente das relações mediadas por tecnologia. Os principais objectivos são: O1: Compreender o conceito de telepresença e as suas definições O2: Identificar e reconhecer as características dos instrumentos existentes para avaliar a telepresença em telepsicologia O3: Desenvolver competências para analisar o discurso e interacções verbais e não verbais durante uma entrevista à distância
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O método expositivo será utilizado para permitir aos estudantes compreender o conceito de telepresença (O1) e conhecer as ferramentas de medição de telepresença que existem e ver como são utilizadas no contexto da telepsicologia (O3).  O método activo será utilizado, com o apoio de tutoria fornecido pelo docente, enquanto executam tarefas associadas a métodos de análise da fala, particularmente com a utilização de software especializado (O3).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bouchard, S., Paquin, B., Payeur, R., Allard, M., Rivard, V., Fournier, T., Renaud, P., & Lapierre, J. (2004). Delivering Cognitive-Behavior Therapy for Panic Disorder with Agoraphobia in Videoconference. Telemedicine Journal and e-Health. 10(1), pp.13-25. Haddouk, L., (2015). Presence at a distance. Annual Review of Cybertherapy and Telemedecine, vol. 13, ISSN : 1554-8716, pp.208-211. Haddouk, L., (2016). Presence in Telepsychotherapy. Towards a Video-Interview Framework. International Journal of Emergency Mental Health and Human Resilience, Vol. 17, No.4, pp. 712-713, ISSN 1522-4821. Haddouk, L., Bouchard, S., Brivio, E., Galimberti, C. et Trognon, A. (2018). Assessing presence in videconference telepsychotherapies: A complementary qualitative study on breaks in telepresence and intersubjectivity co-construction processes. Annual Review of CyberTherapy and Telemedecine. 16, 118-123. (PubMed, PsycINFO, SCImago) doi: 10.1037/1528-3542.6.3.383.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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