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Disciplina Islão: Religião e Cultura

  • Apresentação

    Apresentação

    Campo de ação e Área de atuação: Ciência das Religiões. Domínios de intervenção: Estudos Islâmicos; Património Islâmico; Estudos Árabes e Islâmicos. Pertinência da UC no ciclo de estudos: dado o mestrado em Ciências das Religiões da Universidade Lusófona abordar o fenómeno religioso de forma abrangente e estratégica, uma introdução ao estudo do Islão torna-se elemento fundamental para uma preparação básica sobre as religiões praticadas no mundo. O enforque científico-religioso e histórico cultural desta UC atende à necessidade de contextualizar o estudo do Islão na história e na contemporaneidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Islão: conceito, religião, monoteísmo Introdução à teologia islâmica Os pilares do Islão Os fundamentos da prática, da fé e da espiritualidade islâmicas Muhammad: profeta do Islão Elementos biográficos do mensageiro do Islão Alcorão: livro sagrado do Islão Introdução aos estudos alcorânicos História da Civilização Islâmica Expansão, divisões e contextos do Islão, das origens até à contemporaneidade Cultura jurídica no Islão Debates legais e jurídicos no Islão Mística e esoterismo islâmicos Sufismo e espiritualidade iniciática no Islão Arte islâmica A dimensão estética do Islão Filosofia e pensamento islâmico A dimensão intelectual do Islão Al-Andalus e Islão na cultura portuguesa Património islâmico em Portugal e no mundo Eventuais alterações poderão ser propostas e decididas ao longo do semestre letivo, tendo em conta o efetivo percurso de aprendizagem, assim como as necessidades específicas, de cada turma.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se com esta unidade curricular introduzir e/ou desenvolver as capacidades de estudo e reflexão dos discentes relativamente às principais dimensões religiosas e culturais do Islão, com particular atenção aos fundamentos da fé, do culto e da espiritualidade islâmica e às suas repercussões nas artes, no pensamento islâmico e na cultura portuguesa e universal.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Existe a possibilidade concreta de incluir visitas de estudo a museus, locais de culto, comunidades religiosas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AL-BUKHARI - The Translation of the Meaning of Sahih al-Bukhari Arabic-English. Tr. Muhammad M. Khan. Houston: Darussalam, 2007. BOSCAGLIA, Fabrizio, BARROS, Filomena - «Islão - vertente sunita», in Paulo Mendes Pinto (coord.), Cosmovisões religiosas e espirituais. Lisboa: ACM, 2016, pp. 33-34. BOSCAGLIA, Fabrizio, BARROS, Filomena - «Islão - vertente xiita», in Paulo Mendes Pinto (coord.), Cosmovisões religiosas e espirituais. Lisboa: ACM, 2016, pp. 35-36. BOSCAGLIA, Fabrizio, BARROS, Filomena - «Islão - vertente xiita ismaelita», in Paulo Mendes Pinto (coord.), Cosmovisões religiosas e espirituais. Lisboa: ACM, 2016, pp. 37-38. BROCKOPP, Jonathan E. (ed.) - The Cambridge Companion to Muhammad. Cambridge: CUP, 2010. CHALLITA, Mansour - O Alcorão. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2010. HODGSON, G. S. - The Venture of Islam. Chicago-London: University of Chicago, 1974. MUHAMMAD - Quarenta Ditos Divinos. Estremoz: Al-Barzakh, 2010.
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