-
Apresentação
Apresentação
A mineração de processos é o elo que faltava entre a análise de processos baseada em modelos e as técnicas de análise orientadas a dados. Através de conjuntos de dados concretos e software fácil de utilizar, o curso fornece conhecimentos de ciência de dados que podem ser aplicados diretamente para analisar e melhorar processos em diversos domínios. Esta disciplina explica as principais técnicas de análise em mineração de processos. Os participantes aprenderão vários algoritmos de descoberta de processos. Estes podem ser utilizados para aprender automaticamente modelos de processos a partir de dados brutos de eventos. Serão apresentadas várias outras técnicas de análise e previsão de processos que utilizam dados de eventos. Além disso, será incorporado software fácil de utilizar, conjuntos de dados da vida real e competências práticas para aplicar diretamente a teoria numa variedade de domínios de aplicação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6347-26020
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Fundamentos da Mineração de Processos Agregando a Ciência de dados à ciência de processos Introdução aos Modelos de Processos Descoberta de processos, verificação de conformidade e melhoria Simulação de Processos Suporte Operacional (Previsões)
-
Objetivos
Objetivos
A disciplina tem como objetivos dar ao aluno as competências para: OA1. Ter um bom entendimento do Process Mining e de como se enquadra no Business Process Intelligence OA2. Ser capaz de relacionar técnicas de mineração de processos com outras técnicas de análise, como simulação, business intelligence, mineração de dados e machine learning OA3. Ser capaz de aplicar técnicas básicas de descoberta de processos para aprender um modelo de processo a partir de um registo de eventos (manualmente e utilizando ferramentas) OA4. Ser capaz de aplicar técnicas básicas de verificação de conformidade para comparar registos de eventos e modelos de processos (manualmente e utilizando ferramentas) OA5. Explicar como a mineração de processos também pode ser utilizada para suporte operacional (previsão e recomendação) OA6. Ser capaz de conduzir projetos de mineração de processos de forma estruturada.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas, introduzem-se os conceitos teóricos que são complementados com exemplos práticos reais. Os alunos são incentivados a resolver exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. Para cada tópico é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação dos conceitos teóricos, procedendo-se ao acompanhamento da resolução dos mesmos e apresentando-se a resolução final. Materiais de apoio e exercícios com sugestões de resolução serão disponibilizados no Moodle. Acredita-se que a avaliação contínua, adaptada de acordo com a evolução dos alunos, seja uma boa prática. O acompanhamento individual e a disponibilidade para esclarecer dúvidas, sempre que necessário, é essencial para o aluno e para o seu desempenho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
W. Van Der Aalst (2016). Process Mining: Data Science in Action. 2nd ed. Springer-Verlag Berlin Heidelberg.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não