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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pertence aos Mestrados de Diplomacia e Relações Internacionais e Ciência Política, Cidadania e Governação. Coloca o enfoque nos países lusófonos e permite compreender a realidade atual desses países e do seu relacionamento no âmbito da CPLP. Permite, ainda, caraterizar o sistema político e medir a forma como os países lusófonos estão a ser governados recorrendo ao Índice de Boa-Governação e ao Índice de Democracia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT94-14994
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos Estruturantes : Política comparada e passos do método comparativo Espaço Lusófono: definição ; génese ; criação da CPLP ; difícil afirmação resultante da indefinição do projeto ; realidade atual; visão prospetiva Sistemas Políticos dos Países Lusófonos: Definição de sistema político segundo vários politólogos; Elementos constituintes de um sistema político; Evolução do sistema político nos países lusófonos ; Fase do partido único em vários PALOP e abertura ao multipartidarismo; Ditadura militar no Brasil ; Realidade atual de todos os países lusófonos Índice de Boa Governação: Variáveis que o compõem; Evolução nos PALOP Integração Regional: Portugal: da Comunidade à EU; Brasil: o Mercosul; Integrações em África: UA , SADC , CEDEAO , Commonwealth , Timor-Leste e a ASEAN Relações ao Nível da Lusosfera: Cooperação ; Setores e atividades ; Modalidades e montantes ; Cooperação bilateral ; Cooperação multilateral , bimultilateral e trilateral
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Objetivos
Objetivos
Objetivos: Identificar os elementos constituintes da Lusosfera; Dominar os conceitos que integram um sistema político; Compreender a forma como evolucionou o sistema político no Espaço Lusófono;Identificar as variáveis que fazem parte do índice de boa-governação e do Índice de Democracia; Relacionar as alterações do sistema político com a evolução do IIAG; Inferir a pertinência, as possibilidades e os condicionamentos da integração regional;Ter a perceção das relações bi, multi e bimultilaterais dos países lusófonos; Prospetivar o papel da Lusofonia na Nova Ordem Mundial. Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir Os alunos deverão saber a extensão e compreensão dos conceitos de Lusofonia e de Lusosfera. Além disso, importa que percebam as relações que se estabelecem entre o sistema político e o IIAG e o Índice de Democracia. Deverão, ainda, perceber as realidades e potencialidades dos relacionamentos baseados na língua, na cultura e na proximidade física ou geográfica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem assentam na participação ativa dos alunos na discussão dos temas como fator para adquirirem espírito crítico e capacidade de síntese necessários para a elaboração de uma recensão.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cristóvão, F. (2008). Da Lusitanidade à Lusofonia . Coimbra: Almedina. Ferreira, M.E. & Almas, R. (1996). Comunidade económica ou parceria para o desenvolvimento: o desafio do multilateralismo na CPLP. Política Internacional , Vol. I, n.º 13, 35-71. Haastrup, T., Mah, L. & Duggan, N. (Eds). (2021). The Routledge Handbook of EU-Africa Relations. London: Routledge. Marchueta, M.R. & Fontes, J. (2001). Comunidade dos países de língua portuguesa: fundamentos político-diplomáticos. Coimbra: Almedina Mendes, C. (2013). A relevância do Forum Macau. IDN Moreira, A. (Coord.) (2001). Comunidade dos países de língua portuguesa. Coimbra: Almedina Moreira, L. & Tavares, R. (2022). Nos 25 anos da CPLP: Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza. Belo Horizonte: Editora DelRey Oliveira, I. (2020). O devir da Lusofonia. Lisboa: Porto Editora Pinto, J. (2011). Da CPLP à comunidade lusófona: o futuro da lusofonia. Revista angolana de Sociologia, 7/8, 107-118.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não