filmeu

Disciplina Educação e Desenvolvimento Humano

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular “Educação e Desenvolvimento Humano” pretende contribuir para a compreensão do papel da educação para o desenvolvimento, apresentando abordagens teóricas e casos empíricos que potencializem a análise da relação entre educação e desenvolvimento humano. Privilegia-se o debate teórico-conceptual em torno do desenvolvimento e de dimensões observáveis na realidade social com impacto na educação, em particular no âmbito das desigualdades sociais. Para além de se potencilizar a compreensão do presente no âmbito da educação e do desenvolvimento humano, sugerem-se percursos de teorização e investigação-acção voltados para o futuro.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Educação e desenvolvimento humano         Introdução           Cruzamentos interdisciplinares         Indicadores e organizações  Educação para o desenvolvimento e estudos de desenvolvimento         Enquadramento teórico e conceptual         Leituras críticas sobre desenvolvimento e seus impactos na reflexão educativa Pobreza, exclusão e desigualdades sociais          Panorama em Portugal e no mundo         Estudos de infância e questões de género e de classe social         Desigualdades, educação e desenvolvimento local  Compreender o presente, agir para o futuro          Educação decolonial         Educação para a cidadania global          Educação para a sustentabilidade Tópicos e projectos em educação e desenvolvimento
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular potencializa a aquisição de competências de pesquisa bibliográfica, documental e estatística, permitindo a análise crítica e a discussão de problemáticas relacionadas com educação e desenvolvimento humano. Prevendo-se momentos de apresentação liderados por estudantes, nesta unidade curricular também será possível desenvolver competências de comunicação oral, síntese, argumentação e debate, para além de competências de redacção científica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino:  Aulas teóricas de teor mais expositivo  Aulas teórico-práticas com análise de indicadores estatísticos e de casos empíricos Promoção do debate e da participação contínua de estudantes  Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Conceição, P. (Dir.) (2019). Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. PNUD. ICFE. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UNESCO e Fundación SM. Lucio-Villegas, E. (2007). Construir uma argamassa contra-hegemónica: Reflexões sobre educação e desenvolvimento. RLE, 9, pp. 35-49. Kothari, O. et al. (Orgs.). Pluriverso. Um dicionário do pós-desenvolvimento. Elefante editora. Silva, M.C. (2018). Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados a nível global e nacional. In Gomes et al. (Orgs.), Desigualdades sociais e políticas públicas – Homenagem a M.C. Silva. Húmus, pp. 691¿733. Simon, S., Vieira, I. and Jecu, M. (2023). Multi-level education for sustainability through global citizenship, territorial education and art forms. Frontiers in Education, 8:1129824. doi: 10.3389/feduc.2023.1129824   
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios