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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular “Educação e Desenvolvimento Humano” pretende contribuir para a compreensão do papel da educação para o desenvolvimento, apresentando abordagens teóricas e casos empíricos que potencializem a análise da relação entre educação e desenvolvimento humano. Privilegia-se o debate teórico-conceptual em torno do desenvolvimento e de dimensões observáveis na realidade social com impacto na educação, em particular no âmbito das desigualdades sociais. Para além de se potencilizar a compreensão do presente no âmbito da educação e do desenvolvimento humano, sugerem-se percursos de teorização e investigação-acção voltados para o futuro.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-1-8842
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Educação e desenvolvimento humano Introdução Cruzamentos interdisciplinares Indicadores e organizações Educação para o desenvolvimento e estudos de desenvolvimento Enquadramento teórico e conceptual Leituras críticas sobre desenvolvimento e seus impactos na reflexão educativa Pobreza, exclusão e desigualdades sociais Panorama em Portugal e no mundo Estudos de infância e questões de género e de classe social Desigualdades, educação e desenvolvimento local Compreender o presente, agir para o futuro Educação decolonial Educação para a cidadania global Educação para a sustentabilidade Tópicos e projectos em educação e desenvolvimento
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular potencializa a aquisição de competências de pesquisa bibliográfica, documental e estatística, permitindo a análise crítica e a discussão de problemáticas relacionadas com educação e desenvolvimento humano. Prevendo-se momentos de apresentação liderados por estudantes, nesta unidade curricular também será possível desenvolver competências de comunicação oral, síntese, argumentação e debate, para além de competências de redacção científica.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino: Aulas teóricas de teor mais expositivo Aulas teórico-práticas com análise de indicadores estatísticos e de casos empíricos Promoção do debate e da participação contínua de estudantes Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Conceição, P. (Dir.) (2019). Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. PNUD. ICFE. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. UNESCO e Fundación SM. Lucio-Villegas, E. (2007). Construir uma argamassa contra-hegemónica: Reflexões sobre educação e desenvolvimento. RLE, 9, pp. 35-49. Kothari, O. et al. (Orgs.). Pluriverso. Um dicionário do pós-desenvolvimento. Elefante editora. Silva, M.C. (2018). Pobreza, exclusão social e desigualdades: breve revisitação de conceitos e alguns dados a nível global e nacional. In Gomes et al. (Orgs.), Desigualdades sociais e políticas públicas – Homenagem a M.C. Silva. Húmus, pp. 691¿733. Simon, S., Vieira, I. and Jecu, M. (2023). Multi-level education for sustainability through global citizenship, territorial education and art forms. Frontiers in Education, 8:1129824. doi: 10.3389/feduc.2023.1129824
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não