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Apresentação
Apresentação
Esta UC aborda a inclusão social e educativa no contexto socio-histórico-cultural em que se insere, procurando ser um espaço de discussão e de reflexão sobre muitas das questões que suscita, em particular, no que diz respeito a populações em situação de vulnerabilidade, de que a pobreza, a exclusão social, a deficiência ou a diversidade cultural, entre outras, são um bom exemplo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-1-8844
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Exclusão/Inclusão - Diversidade, Equidade e Inclusão - Escola inclusiva: políticas, culturas e práticas - Educação inclusiva: a interacção de metodologias de ensino/diferenças individuais - A gestão do grupo-turma: conceitos e princípios - Dinâmicas grupais: a aprendizagem cooperada entre pares
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Objetivos
Objetivos
- Situar a inclusão no contexto sócio-histórico-cultural em que se insere. - Demonstrar competências relativamente à identificação e caracterização de situações de exclusão educativa e/ou social. - Intervir com públicos vítimas de exclusão. - Implementar estratégias que tenham em conta a diversidade da população, num contexto inclusivo. - Refletir sobre a inclusão social e educativa nas suas múltiplas dimensões.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Exposição para introdução e/ou sistematização de conceitos; - Visionamento de documentários, seguido de debate; - Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas abordadas. Os estudantes receberão antecipadamente os textos sobre os quais incidirá o conteúdo de cada uma das aulas, para que estas possam ser dinâmicas e participativas. Privilegiar-se-á a aquisição de conhecimentos e de competências de análise, a partir da problematização e da reflexão sobre situações profissionais apresentadas pelos estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Leitão, F., A., R.; Silva, M., O., E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ESTUDOS. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Naraian, S. (2016). Inclusive education complexly defined for teacher preparation: the significance and uses of error. International Journal of Inclusive Education. Disponível em http://dx.doi.org/10.1080/13603116.2015.1134682 Sæbønes, A-M. (Org.) (2015, 6 e 7 de julho). Towards disability Inclusive Education. Education for Development. Oslo Summit on Education for Development Adressing thr Unfinished Agenda Delivering Quality Education for All . Rodrigues, D. (Org.) (2011). Educação Inclusiva Dos Conceitos às Práticas de Formação . Lisboa: Instituto Piaget. Silva, M, O. E. (2019). Gestão das Aprendizagens na sala de Aula Inclusiva (2ª edição). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não