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Disciplina Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular propõe-se desencadear um "olhar" aprofundado sobre os contextos  em que decorrem as práticas educativas, de modo a melhor as compreender, para nelas poder intervir.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Observação Naturalista 1.1. Introdução do conceito 1.2. Finalidades 1.3. Condições para a sua realização 2. A prática da observação de contextos educativos 2.1. Preparação dos observadores 2.2. Registo e análise dos dados da observação 3. Abordagem etnográfica: notas de campo 4. A diferenciação pedagógica: conceito e implicações 5. A diferenciação pedagógica inclusiva: conceito, implicações e práticas
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o aluno seja capaz de: discutir conceitos, tipologias e processos inerentes à observação de contextos educativos e diferenciação pedagógica; apresentar, em aula, para discussão, produtos decorrentes de pesquisa teórica e empírica referente às temáticas em estudo; experienciar, em situação real, métodos, técnicas e instrumentos de recolha e tratamento de dados, para caraterizar situações específicas e contextos educativos; partilhar ideias, experiências e saberes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amado, J. (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em Educação. ASA. Graue, M. & Walsh, D. (2003). Investigação etnográfica com crianças: teoria, métodos e ética. F. C. G. Kilpatrick W. (2006). O método de projecto. Pedagogo. Lieberman, A. (1986). Collaborative research: working with, not working on. Educational Leadership, 43(5), 29-32. Paillé, P. & Mucchielli, A. (2003). L¿analyse qualitative en sciences humaines et sociales.   Armand Colin. Perrenoud, Ph. (1999). Pedagogia Diferenciada. Das Intenções à Ação. Artmed. Sanches, I. (2011). Do ¿aprender para fazer¿ ao ¿aprender fazendo¿: as práticas de Educação inclusiva, na escola. Revista Lusófona de Educação, 19,157-163. Tomlinson, C. A. (2008). Diferenciação pedagógica e diversidade: ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidades. Porto Editora.
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