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Disciplina Escola, Família e Comunidade: Dinâmicas de Interação e Estratégias de Cooperação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular propõe uma reflexão aprofundada sobre as relações complexas entre escola, família e comunidade, abordando-as numa perspetiva integrada que conjuga fundamentos teóricos com análise de práticas de intervenção. Visa promover a compreensão sobre como os contextos territoriais moldam as oportunidades educativas, aprofundando os processos de exclusão e inclusão social, bem como a evolução dos modelos educacionais em matriz comunitária, partindo de referências do contexto português. Desta forma, a UC permite desenvolver instrumentos conceptuais e operacionais para intervir de forma crítica e informada neste campo.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução: Escola, família e comunidade Estudos sobre comunidade Espacialização / territorialização da educação Parcerias locais para a educação de crianças e adultos Planeamento, implementação e avaliação de projetos de intervenção Estudos de caso. Estratégias de mediação escola-família-comunidade ODS, escola, família e comunidade Avaliação  
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimentos Fundamentos teórico-conceptuais sobre as relações escola-família-comunidade Impacto dos contextos territoriais nas desigualdades e oportunidades educativas Modelos de intervenção comunitária em educação, com ênfase no contexto português   Aptidões Analisar criticamente as dinâmicas entre escola, família e comunidade Identificar fatores territoriais que influenciam o sucesso educativo Mapear atores e recursos comunitários relevantes para a educação Domínio de técnicas de diagnóstico socioeducativo em contextos locais   Competências Desenhar estratégias de mediação entre escola, famílias e comunidade Avaliar criticamente programas e políticas de articulação escola-família-comunidade Utilizar ferramentas de intervenção socioeducativa contextualizadas Articular conhecimentos teóricos com práticas de intervenção no terreno
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teórico-práticas  Aulas invertidas, promoção do debate e da participação contínua de estudantes  Análise de casos empíricos Recurso a documentação audiovisual integrando contributos de estudantes   
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alves, M. e Varela, T. (2012). Construir a relação escola – comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada. Revista Portuguesa de Educação, 25(2), 31-61. Barroso, J. (2018). Descentralização, territorialização e regulação sociocomunitária da educação. RAEP revista de administração e emprego público, 4, 7-29. Benavente, A., Costa, A., Machado, F. e Neves, M. (1987). Do Outro Lado da Escola. Edições Rolim/Instituto de Estudos para o Desenvolvimento. Canário, R. (2008). Escola/Família/Comunidade. Conferência. In Conselho Nacional de Educação (org.). Atas Seminário Escola/Familia/Comunidade, 105-140. Dias, N. (2003). Políticas Educativas e dispositivos de territorialização: Da Escola Aberta à Comunidade à Escola em Parceria. Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Epstein, J. (org.) (2009). School, Family and Community Partnerships – Your Handbook for Action. Corwin Press.    
INSCRIÇÃO AVULSO
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