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Apresentação
Apresentação
Empatia e Definição de Problemas – Métodos de pesquisa qualitativa para dar resposta às necessidades dos utilizadores. Gerar soluções inovadoras – Técnicas criativas para gerar soluções inovadoras, como brainstorming, mind mapping, new trends. Protótipo e Teste – Desenvolvimento de protótipos e iteração. Aplicação Prática – Desenvolvimento de um projeto em grupos, resolvendo um desafio real.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT6354-17471
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tópico 1-Introdução ao Design Thinking. Conceitos e história Tópico 2-Empatia e Pesquisa Entrevistas e observação Tópico 3-Definição de Problemas. Bainstorming Tópico 4-Prototipo e Teste de Soluções. Metodos de avaliação Tópico 5-Aplicação do Design Thinking e Reflexão. Plano de Ação
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Objetivos
Objetivos
Compreender os fundamentos do Design Thinking – Identificar a história, os princípios e a importância do Design Thinking na inovação e resolução de problemas. Desenvolver a empatia e a capacidade de definição de problemas – Aplicar métodos de pesquisa qualitativa para compreender as necessidades dos utilizadores e definir desafios de forma estruturada. Explorar técnicas criativas para geração de soluções inovadoras – Utilizar ferramentas como brainstorming, mind mapping e análise de novas tendências para fomentar a criatividade e inovação. Construir e testar protótipos – Desenvolver protótipos funcionais e iterar com base no feedback dos utilizadores para aperfeiçoamento contínuo. Aplicar o Design Thinking na prática – Trabalhar em grupo na resolução de um desafio real, utilizando todas as etapas do processo para entregar uma solução inovadora.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Técnicas de brainstorming, mind mapping e SCAMPER. Introdução a protótipos, storyboarding físicos/digitais. Técnicas como entrevistas, observação Jornada do cliente
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of Product Innovation Management, 28(3), 381–383. Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Recuperado de https://books.google.com Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses, and ecosystems. John Wiley & Sons. Lockwood, T. (2010). Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. Allworth Press. Stewart, S. C. (2011). Interpreting design thinking. Design Studies, 32(6). Recuperado de https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim