filmeu

Disciplina Design Thinking

  • Apresentação

    Apresentação

    Empatia e Definição de Problemas – Métodos de pesquisa qualitativa para dar resposta às necessidades dos utilizadores. Gerar soluções inovadoras – Técnicas criativas para gerar soluções inovadoras, como brainstorming, mind mapping, new trends. Protótipo e Teste – Desenvolvimento de protótipos e iteração. Aplicação Prática – Desenvolvimento de um projeto em grupos, resolvendo um desafio real.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tópico 1-Introdução ao Design Thinking. Conceitos e história Tópico 2-Empatia e Pesquisa Entrevistas e observação Tópico 3-Definição de Problemas. Bainstorming Tópico 4-Prototipo e Teste de Soluções. Metodos de avaliação Tópico 5-Aplicação do Design Thinking e Reflexão. Plano de Ação 
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender os fundamentos do Design Thinking – Identificar a história, os princípios e a importância do Design Thinking na inovação e resolução de problemas. Desenvolver a empatia e a capacidade de definição de problemas – Aplicar métodos de pesquisa qualitativa para compreender as necessidades dos utilizadores e definir desafios de forma estruturada. Explorar técnicas criativas para geração de soluções inovadoras – Utilizar ferramentas como brainstorming, mind mapping e análise de novas tendências para fomentar a criatividade e inovação. Construir e testar protótipos – Desenvolver protótipos funcionais e iterar com base no feedback dos utilizadores para aperfeiçoamento contínuo. Aplicar o Design Thinking na prática – Trabalhar em grupo na resolução de um desafio real, utilizando todas as etapas do processo para entregar uma solução inovadora.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Técnicas de brainstorming, mind mapping e SCAMPER. Introdução a protótipos, storyboarding físicos/digitais. Técnicas como entrevistas, observação Jornada do cliente 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brown, T., & Katz, B. (2011). Change by design. Journal of Product Innovation Management, 28(3), 381–383. Gharajedaghi, J. (2011). Systems thinking: Managing chaos and complexity. A platform for designing business architecture. Recuperado de https://books.google.com Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2018). The design thinking playbook: Mindful digital transformation of teams, products, services, businesses, and ecosystems. John Wiley & Sons. Lockwood, T. (2010). Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. Allworth Press. Stewart, S. C. (2011). Interpreting design thinking. Design Studies, 32(6). Recuperado de https://www.sciencedirect.com/journal/design-studies/vol/32/issue/6
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios