filmeu

Disciplina Ética e Responsabilidade Social

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade Curricular que permite aos alunos identificarem os limites éticos para o crescimento dos negócios no mercado do Turismo e da Hospitalidade assim como identificar contributos para um desenvolvimento sustentável e de Responsabilidade Social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 - Desafios da Ética Empresarial Evolução dos conceitos e práticas de ética empresarial Códigos de Ética Empresarial CP2 - Problemas Éticos em Economia e Negócios CP3 - Questões Específicas em Ética Empresarial Problemas de concorrência Produção e preços Contratos e corrupção Recursos humanos. Normas de conduta universais para a valorização do trabalho e dos trabalhadores Publicidade CP4 - Novas tendências político-sociais para a sensibilização dos valores éticos dos quadros empresariais CP5 - Responsabilidade social das empresas
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta unidade curricular são os seguintes: OA1 - Abordar as questões da ética do comportamento no ambiente de negócios; OA2 - Descrever os principais problemas éticos nos negócios, através da análise de sua relevância e como lidar com eles; OA3 - Apresentar e discutir a importância da conduta ética na perspetiva da valorização do trabalho e dos trabalhadores; OA4 - Analisar as problemáticas relacionadas com a responsabilidade social das empresas e os instrumentos disponíveis para a sua concretização; OA5 - Proporcionar a aquisição de competências relacionadas com o desenvolvimento de trabalhos de investigação aplicada ou de projeto. No final da unidade curricular o estudante deverá estar apto a: OA6 - Discutir as problemáticas relacionadas com as questões éticas que se colocam à gestão de pessoas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino baseia-se em metodologias ativas privilegiando a análise, a reflexão e a síntese (apresentações e discussões pelos estudantes), baseados em estudos de caso. Pretende-se que os estudantes adquiram capacidades e competências orientadas para o desenvolvimento de trabalhos de investigação aplicada ou de trabalhos de projeto pelo no decorrer do semestre serão chamados a pesquisar, analisar e produzir trabalhos onde essas capacidades e competências serão desenvolvidas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, Filipe (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Lisboa Principia. Blowfield, M. & Murray, A. (2019). Corporate Social Responsibility. OUP Oxford. ISBN: 9780198797753 Idowu, S.O., Capaldi, N., Fifka, M., Zu, L., Schmidpeter, R. (Editores) (2015). Dictionary of Corporate Social Responsibility, CSR, Sustainability, Ethics and Governance. Spring International Publishing. Soares, C. (2023). A ética na Empresa – Uma perspetiva ontológica. Lisbon International Press. ISBN: 978-989-37-6231-8 Nelson, J. S. & Stout, L. A. (2022). Business Ethics – What. Everyone needs to know. Oxford University Press Inc.. ISBN: 9780190610265 Neves, João César (2014). Introdução à Ética Empresarial. Lisboa Principia Nunes, Carmina (2016). Ética empresarial uma abordagem estratégica. Lisboa Chiado Editora
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios