-
Apresentação
Apresentação
Unidade Curricular que permite aos alunos identificarem os limites éticos para o crescimento dos negócios no mercado do Turismo e da Hospitalidade assim como identificar contributos para um desenvolvimento sustentável e de Responsabilidade Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT257-11305
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 - Desafios da Ética Empresarial Evolução dos conceitos e práticas de ética empresarial Códigos de Ética Empresarial CP2 - Problemas Éticos em Economia e Negócios CP3 - Questões Específicas em Ética Empresarial Problemas de concorrência Produção e preços Contratos e corrupção Recursos humanos. Normas de conduta universais para a valorização do trabalho e dos trabalhadores Publicidade CP4 - Novas tendências político-sociais para a sensibilização dos valores éticos dos quadros empresariais CP5 - Responsabilidade social das empresas
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular são os seguintes: OA1 - Abordar as questões da ética do comportamento no ambiente de negócios; OA2 - Descrever os principais problemas éticos nos negócios, através da análise de sua relevância e como lidar com eles; OA3 - Apresentar e discutir a importância da conduta ética na perspetiva da valorização do trabalho e dos trabalhadores; OA4 - Analisar as problemáticas relacionadas com a responsabilidade social das empresas e os instrumentos disponíveis para a sua concretização; OA5 - Proporcionar a aquisição de competências relacionadas com o desenvolvimento de trabalhos de investigação aplicada ou de projeto. No final da unidade curricular o estudante deverá estar apto a: OA6 - Discutir as problemáticas relacionadas com as questões éticas que se colocam à gestão de pessoas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino baseia-se em metodologias ativas privilegiando a análise, a reflexão e a síntese (apresentações e discussões pelos estudantes), baseados em estudos de caso. Pretende-se que os estudantes adquiram capacidades e competências orientadas para o desenvolvimento de trabalhos de investigação aplicada ou de trabalhos de projeto pelo no decorrer do semestre serão chamados a pesquisar, analisar e produzir trabalhos onde essas capacidades e competências serão desenvolvidas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, Filipe (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Lisboa Principia. Blowfield, M. & Murray, A. (2019). Corporate Social Responsibility. OUP Oxford. ISBN: 9780198797753 Idowu, S.O., Capaldi, N., Fifka, M., Zu, L., Schmidpeter, R. (Editores) (2015). Dictionary of Corporate Social Responsibility, CSR, Sustainability, Ethics and Governance. Spring International Publishing. Soares, C. (2023). A ética na Empresa – Uma perspetiva ontológica. Lisbon International Press. ISBN: 978-989-37-6231-8 Nelson, J. S. & Stout, L. A. (2022). Business Ethics – What. Everyone needs to know. Oxford University Press Inc.. ISBN: 9780190610265 Neves, João César (2014). Introdução à Ética Empresarial. Lisboa Principia Nunes, Carmina (2016). Ética empresarial uma abordagem estratégica. Lisboa Chiado Editora
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não