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Apresentação
Apresentação
A UC apresenta quadros teóricos e ferramentas conceptuais para a compreensão de fatores grupais, organizacionais e sociais que influenciam o comportamento humano, em contexto organizacional. A UC apresenta a relação entre valores e atitudes nas organizações, as dinâmicas grupais e organizacionais, de poder e influência, bem como os processos de socialização organizacional. Esta UC, de cariz multidisciplinar, introduz noções teóricas e apresenta estudos empíricos provenientes da Psicologia Social, Sociologia, Gestão e Ciências da Comunicação, visando a sua aplicação nos diferentes campos de atuação profissional e de investigação da Comunicação Organizacional, tendo em conta o contexto social de diversidade, equidade e inclusão, transição para o digital e para o verde. Assim,a UC procura promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS4, 5, 8, 10 e 13.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT257-11566
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Valores 2. Grupos e trabalho em equipa 3. Poder e influência 4. Socialização organizacional
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre, as pessoas estudantes devem ser capazes de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1: Definir e explicar valores sociais, usando referencial teórico para a análise dos valores; OA2: Identificar estruturas e processos grupais em contexto organizacional; OA3: identificar e explicar relações de poder e processos de influência nas equipas e organizações; OA4: identificar e aplicar os modelos, estratégias e táticas de integração de novos membros nas organizações. Irão também desenvolver as seguintes competências transversais: Pensamento crítico; Pesquisa; Leitura crítica; Análise de dados; Capacidade de síntese; Trabalho de equipa; Comunicação oral e escrita.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC combina metodologias expositivas e ativas, centradas nas pessoas estudantes. A UC adota uma metodologia de ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos teóricos, acompanhada por materiais audiovisuais com conteúdos educativos (eg TedTalks, vídeos e podcasts com entrevistas a peritos), bem como a realização de casos práticos e quizzes. No âmbito da avaliação contínua, a apresentação oral da recensão crítica de cada artigo de investigação (research article), é feita por um grupo de estudantes e segue-se o comentário crítico do mesmo artigo, por outro grupo, estendendo-se depois à turma, promovendo-se o debate entre estudantes. A avaliação contínua é constituída por 3 elementos: 1) recensão crítica de 2 artigos científicos, e comentário crítico a outros 2 artigos, com apresentação oral; 2) um trabalho escrito individual, com pitch em sala de aula, para obter feedback por pares e docentes, 3) participação ativa nas atividades propostas em sala de aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caetano, A.; Neves, J. e Ferreira, M.J. (2021). Psicossociologia das Organizações - Fundamentos e Aplicações. Sílabo Gomes et al (2015). Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção. In idem (orgs) Manual de Gestão de Pessoas e Capital Humano (Cap 7, 3ª Ed). Sílabo Hofstede,G., Hofstede,G.J., & Minkov,M. (2010). Cultures and organizations (3rd ed.). McGraw-Hill. Inglehart, R. (2018). Cultural Evolution. Cambridge UP. Myers, K. K., & Woo, D. J. (2018). Socialization. In C.R.Scott&L.K.Lewis(eds.) International encyclopedia of organizational communication.John Wiley&Sons Pfeffer, J. (2010). Managing with Power: Politics and Influence in Organizations. Harvard Business Ramos, A.,& Magalhães, P. (2021).The Values of the Portuguese:Results of the European Values Study. FCG Sagiv,L & Schwartz,S.H.(2007). Cultural values in organisations. European Journal International Management, 3,176-190. Vala, J. & Monteiro, M.B. (2016)(org.) Psicologia Social (9ª ed). FCG
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não