filmeu

Disciplina Processos de Influência e Socialização

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC apresenta quadros teóricos e ferramentas conceptuais para a compreensão de fatores grupais, organizacionais e sociais que influenciam o comportamento humano, em contexto organizacional. A UC apresenta a relação entre valores e atitudes nas organizações, as dinâmicas grupais e organizacionais, de poder e influência, bem como os processos de socialização organizacional. Esta UC, de cariz multidisciplinar, introduz noções teóricas e apresenta estudos empíricos provenientes da Psicologia Social, Sociologia, Gestão e Ciências da Comunicação, visando a sua aplicação nos diferentes campos de atuação profissional e de investigação da Comunicação Organizacional, tendo em conta o contexto social de diversidade, equidade e inclusão, transição para o digital e para o verde. Assim,a UC procura promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS4, 5, 8, 10 e 13.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Valores 2. Grupos e trabalho em equipa 3. Poder e influência 4. Socialização organizacional      
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre, as pessoas estudantes devem ser capazes de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):  OA1: Definir e explicar valores sociais, usando referencial teórico para a análise dos valores;  OA2: Identificar estruturas e processos grupais em contexto organizacional; OA3: identificar e explicar relações de poder e processos de influência nas equipas e organizações;  OA4: identificar e aplicar os modelos, estratégias e táticas de integração de novos membros nas organizações.    Irão também desenvolver as seguintes competências transversais: Pensamento crítico; Pesquisa; Leitura crítica; Análise de dados; Capacidade de síntese; Trabalho de equipa; Comunicação oral e escrita. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC combina metodologias expositivas e ativas, centradas nas pessoas estudantes.  A UC adota uma metodologia de ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos teóricos, acompanhada por materiais audiovisuais com conteúdos educativos (eg TedTalks, vídeos e podcasts com entrevistas a peritos), bem como a realização de casos práticos e quizzes.  No âmbito da avaliação contínua, a apresentação oral da recensão crítica de cada artigo de investigação (research article), é feita por um grupo de estudantes e segue-se o comentário crítico do mesmo artigo, por outro grupo, estendendo-se depois à turma, promovendo-se o debate entre estudantes.  A avaliação contínua é constituída por 3 elementos: 1) recensão crítica de 2 artigos científicos, e comentário crítico a outros 2 artigos, com apresentação oral; 2) um trabalho escrito individual, com pitch em sala de aula, para obter feedback por pares e docentes, 3) participação ativa nas atividades propostas em sala de aula. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caetano, A.; Neves, J. e Ferreira, M.J. (2021). Psicossociologia das Organizações - Fundamentos e Aplicações. Sílabo Gomes et al (2015). Gerindo a entrada e o relacionamento: acolhimento, socialização e retenção. In idem (orgs) Manual de Gestão de Pessoas e Capital Humano (Cap 7, 3ª Ed). Sílabo Hofstede,G., Hofstede,G.J., & Minkov,M. (2010). Cultures and organizations (3rd ed.). McGraw-Hill. Inglehart, R. (2018). Cultural Evolution. Cambridge UP. Myers, K. K., & Woo, D. J. (2018). Socialization. In C.R.Scott&L.K.Lewis(eds.) International encyclopedia of organizational communication.John Wiley&Sons Pfeffer, J. (2010). Managing with Power: Politics and Influence in Organizations. Harvard Business Ramos, A.,& Magalhães, P. (2021).The Values of the Portuguese:Results of the European Values Study. FCG Sagiv,L & Schwartz,S.H.(2007). Cultural values in organisations. European Journal International Management, 3,176-190. Vala, J. & Monteiro, M.B. (2016)(org.) Psicologia Social (9ª ed). FCG      
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios