-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular propõe uma visão transversal sobre algumas das mais significativas correntes de investigação sobre o jornalismo. O jornalismo é um fenómeno complexo, e as suas linhas teóricas de investigação têm a particularidade de se ancorar nessa complexidade, ou convocar perspectivas teóricas multidisciplinares. Os estudos sobre o jornalismo privilegiam três núcleos principais: a emergência de um campo autónomo e a inserção dos jornalistas em ambientes institucionais; os jornalistas enquanto profissionais e os seus códigos e culturas; a sociedade como instância de receção das e de envolvimento nas notícias. É importante também compreender a forma como jornalistas e notícias contribuem para o conhecimento sobre o mundo, e como a materialidade das tecnologias tem impacto nas formas como a informação é produzida, distribuída e recebida, potenciando uma construção da realidade social a partir desse espaço.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT257-11568
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos do Jornalismo: Jornalismo como objeto de estudo; Evolução Histórica, Política e Sociológica do Jornalismo; Mutações do cenário mediático - Concentração e esbatimento de fronteiras do jornalismo; 2. Dinâmicas e produção jornalística; O Papel dos Jornalistas: Estratégias e Dispositivos na Produção de Informação; O Ethos jornalístico; Cultura Profissional e Dinâmicas Organizacionais; Fontes de Informação; Evolução dos Participantes no Processo Informativo: Dos Tradicionais aos Novos Atores 3. Públicos e Consumos; Nova ecologia dos media e notícias; Padrões e Tendências de Consumo de Informação; 4. Jornalismo e Construção do Conhecimento; Jornalismo como expressão da cidadania; Construção da Realidade a partir do jornalismo; Paradigma e métodos de análise de Discursos Jornalísticos 5. Jornalismo em Mutação; Tecnologias Digitais e desafios da Produção e Consumo de Informação; Modelos de negócio e precariedade; Inteligência Artificial e Prática Jornalística
-
Objetivos
Objetivos
1) Conhecer e articular teorias e conceitos dos estudos do jornalismo; 2) Ser capaz de ler e de problematizar fenómenos comunicacionais que se relacionam com a produção e/ou recepção de informação jornalística; 3) Desenhar pesquisa, analisar e comunicar resultados de forma crítica e reflexiva.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas incluem exposições teóricas; propostas de artigos para debate; discussão e debate sobre as problemáticas abordadas e casos; exercícios práticos de pesquisa de dados; apresentações por alunos de leituras e trabalhos empíricos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Correia, F., & Baptista, C. (2007). Jornalistas: Do ofício à profissão. Editorial Caminho. Garcia, J. L. (coord.) (2020). O Choque Tecno-Liberal, os media e o jornalismo. Estudos críticos sobre a realidade portuguesa. Edições Almedina. Hallin, D. C., & Mancini, P. (2010). Sistemas de Media. Estudo Comparativo. Três Modelos de Comunicação e Política. Livros Horizonte. Neveu, É. (2005). Sociologia do Jornalismo. Porto Editora. Traquina, N. (org.) (1993). Jornalismo: Questões, Teorias e «Estórias». Vega. Wahl-Jorgensen, K., & Hanitzsch, T. (org.) (2009). The Handbook of Journalism Studies. Routledge. Witschge, T., Anderson, C. W., Domingo, D., & Hermida, A. (Eds.). (2016). The SAGE Handbook of Digital Journalism. Sage. Zelizer, B. (2022). What journalism tells us about memory, mind and media. Memory, Mind & Media, 1, e6. https://doi.org/10.1017/mem.2021.9 Zelizer, B. (2004). Taking Journalism Seriously. News and the Academy. Sage Publications.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não