-
Apresentação
Apresentação
A UC de Inquéritos, Estudo de Opinião e Sondagens tem como objetivo central fazer a ligação entre as áreas científicas da comunicação e da política, elementos que constituem uma preocupação central no estudo dos processos democráticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6997-14176
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Opinião Pública 1.1 O que é a opinião pública e como podemos estudá-la? 1.2. Fatores de Opinião Pública; 2. Inquéritos e Sondagens . 2.1 Sondagens: História. Desenvolvimento do Campo das Sondagens em Portugal 2.2. Sondagens: Modalidades. Passos no planeamento de uma sondagem. 2.3 Sondagens: como fazer perguntas? 2.4 Sondagens: Amostragem. Tipos de Erro nas Sondagens; 3 Mini-laboratório de Análise de Dados de Opinião Pública 3.1 Introdução ao SPSS. Como contruir uma base de dados; 3.2 Como calcular médias e frequências de varáveis com desvios-padrão; 3.3. Como cruzar variáveis (tabelas de referência cruzada, testes t e ANOVAS para médias) 3.4. Como apresentar dados de sondagem (preparação de tabelas e gráficos, apresentação de diferenças entre grupos); 4. Relatórios: como preparar. 5. Média e Sondagens. 6. Outros estudos de opinião 6.1 Focus groups 6.2 Análise de sentimento nas redes sociai
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC visa capacitar os alunos para analisar, interpretar e reportar uma sondagem de opinião, fornecendo-lhes as bases teóricas e empíricas para lidar com os principais temas desta disciplina. Em particular, no final deste curso, os alunos devem conseguir: 1) identificar o que é opinião pública e quais os fatores que influenciam a sua formação; 2) perceber como se realizam e interpretam sondagens; 3) conseguir trabalhar estatisticamente estudos de opinião e selecionar a informação mais pertinente. No fim desta UC, os alunos devem ser capazes de identificar as principais empresas de sondagens em Portugal, as modalidades de sondagens e tipos de amostragem utilizada, analisar criticamente inquéritos de opinião, noticias que reportem sondagens e elaborar um relatório de sondagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Elaboração de relatórios de sondagens e noticias de divulgação com base em sondagens reais
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bethlehem, J. (2017). Understanding public opinion polls . CRC Press. Magalhães, P. (2016). Sondagens, eleicoes e opiniao pública . Fundacão Francisco Manuel Dos Santos
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não