-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como principal objetivo dotar o discente de competências criativas e de experimentação no domínio das Artes dos Media. A estrutura curricular introduz tecnologias e princípios conceptuais comuns à área das Artes Interativas, tendo como objetivo a execução de projetos experimentais que combinem tecidos, componentes eletrónicos e interação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6579-24144
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Processos projetuais e tecnologias na área das artes interativas: Do esboço ao protótipo; Princípios fundamentais de eletrónica; Plataforma Arduino e sensores. Autores e projetos na área das Artes dos Media enquadráveis com experimentação em Moda. Desenvolvimento de projeto experimental de cariz interativo aplicável a produto de Moda.
-
Objetivos
Objetivos
- Capacidade de fundamentação projetual e teórica com base nos conceitos transmitidos ao longo da UC; - Indicar referências na área da conjugação da eletrónica com o produto de Moda; - Projetar e apresentar soluções interativas aplicáveis a produto de Moda; - Organizar conteúdos projetuais com vista a integração em equipe; - Com recurso a plataformas Arduino ou similares desenvolver produto ou solução aplicável a produto de Moda; - Com expressão de sólidas capacidades criativas, conceptuais e técnicas, desenvolver os projetos práticos propostos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A Unidade Curricular de Laboratório de Artes dos Media para Moda tem um caráter teórico-prático, com forte incidência na vertente projetual. A avaliação é contínua e baseia-se no desenvolvimento laboratorial de um objeto de Moda interativo com recurso a componentes eletrónicos e conteúdos audiovisuais. O tipo de objeto a desenvolver é da escolha dos alunos conforme os seus interesses de investigação, estando sujeito à validação e acompanhamento dos docentes. Poderá ser desenvolvido em grupos de 2 alunos ou individual.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hall-Duncan, n. (2022). Art X Fashion: Fashion Inspired by Art Hardcover. Rizzoli Electa. Kwastek, K. (2013) Aesthetics of Interaction in Digital Art. The MIT Press. Margolis, M., Jepson, B., Weldin, N. (2020 - 3ª ed.). Arduino Cookbook: Recipes to Begin, Expand, and Enhance Your Projects. O'Reilly Media.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim