-
Apresentação
Apresentação
A UC é um laboratório teórico e prático colocando o design e os designers como agentes ativos para imaginar possíveis cenários futuros a partir da publicação e da investigação, enfatizando a relação entre o design e o conceito contemporâneo e especulativo do Arquivo. A abordagem está profundamente enraizada nos contextos do design e das artes, considerando elementos como o significado histórico dos materiais visuais (arquivos), contextos culturais e a interação dinâmica dos processos sociais (geopolítica, geoestética). Procura-se explorar soluções complexas, pensando num conjunto de fóruns que se interligam nos seus propósitos e objetivos, e articula-se um terreno para uma abordagem inter-relacional das diferentes UC’s. A partir de um conjunto de convidados (artistas, designers, curadores, investigadores, etc), serão partilhados conteúdos sobre um vasto leque de temas, sublinhando uma visão holística do Design.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-15362
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Constelação como processo de criação na curadoria, na prática e investigação artísticas; a estrutura do Arquivo como modelo para a investigação no Design e nas Artes; taxonomias e estratégias da ficção, apropriação e práticas de remediação; competências especulativas das bases de dados, arquivos digitais; memória individual e memória coletiva – Homem: produto e produtor de Cultura; Objeto e não-objetos; apresentação do campo e léxico do LivrObjecto e da LivrEdição; fundações para a linguagem e matrizes culturais: aplicação na formulação de Ideias/Ideais de PROJETO e MÉTODO; Fundamentos sobre a Materialidade do Livro; Suporte, Estrutura e Funcionamento; Forma, Sistema e Eficiência; Construção do Plano ao Espaço; Projecto de Execução; Livro como Lugar Habitado; Sílabas, Palavras, Textos, Hipertextos no contexto da metodologia visual; Multi-Inter-Transdisciplinaridade no Design.
-
Objetivos
Objetivos
- Desenvolver competências de investigação na apresentação de projetos que expandam o conceito de publicação - Promover a criatividade, experimentando com novos formatos, narrativas e experiências de usuário (novos media, vídeo, plataformas digitais, etc) - Identificar, explorar e contextualizar questões éticas onde a publicação pode ter um papel de relevo, sublinhando a responsabilidade social e política - Experienciar o trabalho colaborativo, fortalecendo skills de comunicação e cooperação - Experimentar novos modos de interação em publishing (exposições, curadoria, investigação, etc.) - Investigar formas de converter uma visão pessoal num conceito claro, tangibilizando matérias e formas - Agenciar problemáticas prementes com feedback de profissionais da área (internos e externos) - Interpretar as manifestações culturais a partir de metodologias integradas, nomeadamente pelo mapeamento, SSM (Soft System Methodology), TimeLine, Storytelling, Anatomia;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Promover ações com convidados externos, de alto gabarito e carreira nacional e internacional, procurando a transmissão de conhecimentos e de experiências nas várias áreas específicas do ciclo de estudos. Desenvolvimento de didáticas inovadoras e interdisciplinares, onde exercícios de análise, síntese e narrativa servem como espoletadores para o desenvolvimento de intervenções e projetos; implementação de metodologias ativas e colaborativas, transmedia, que permitam a exploração teórico-prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Rose, Gillian - Visual Methodologies. An Introduction to the Interpretation of Visual Materials, Second edition. SAGE Publications. London. Thousand Oaks. P Box · 2007. ISBN 978 1 412921909 - Bragança de Miranda, J. A. (2017). Reflexões sobre o anarquivo, Arquivo e Domicílio, Stolen Books, Lisboa - Callahan, S. (2022). Art + Archive: Understanding the archival turn in contemporary art (Rethinking Art's Histories). Manchester University Press, UK - Enwezor, O. (2008). Archive Fever: Uses of the Document in Contemporary Art International Center of Photography, Steidl, New York, London, (trad. Adam Siegel) - Foster, H. (1996). The Archive without Museums, October Magazine, Vol.7 (pp. 97-119). The MIT Press - Groys, B. (2013). Entering the Flow: Museum between Archive and Gesamtkunstwerk. e-flux journal, #50 - Osthoff, S. (2009). Performing The Archive: The Transformation of The Archive in Contemporary Art from Repository of Documents to Art Medium. Atropos Press, New York/Dresden
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não