-
Apresentação
Apresentação
A UC Seminário de Projecto III, desenvolve-se no 3º Semestre, orientado a prática e exercícios no contexto de projeto. Os conteúdos são seleccionados num vasto leque de temas, sublinhando uma visão holística do Design e integrando exemplos práticos no âmbito de ações de Mutação, Recombinação e Migração de vocabulários visuais. Seminário de Projecto III representa um período de consciência da imagem enquanto linguagem primordial e a prática incide em exercícios de Visualização. A metodologia de base encontra ligação teórica à metodologia das Artes Visuais, nomeadamente no campo de percepção e identificação de audiências, mas o modelo de gestão de conteúdos em aula(através da selecção de binómios, em torno dos quais se explora a transdisciplina) vem alargar a capacidade e o envolvimento dos alunos para a apreensão e abstração, privilegiando assim ações relativas a processos de atuação, realização e materialização.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-17758
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Fundações para a linguagem; Ideias/Ideais de PROJECTO e MÉTODO. 2. Apresentação de temas para exercícios de construção/desconstrução 3. Escolha de temas individuais de processos de consciência de percepção e produção do objecto visual a partir da exploração de Binómios: CONHECIMENTO | RECONHECIMENTO UTOPIA | DISTOPIA ALIMENTO | SENTIMENTO ÚNICO | MÚLTIPLO AUSÊNCIA | PERMANÊNCIA ANATOMIA | ARQUITECTURA Exercícios pontuais de visualização partindo de Texto\Imagem
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Seminário de Projecto III, vem reforçar competência existentes e estimular a consistência na realização assim como a capacidade de argumentar sobre a eficiência dessa realização, no campo da Visualização; os alunos são mobilizados através de estímulos visuais e convocados a: - Adquirir e partilhar conhecimentos e métodos distintos do design, no âmbito dos raciocínios e metodologias contextualizadas em acções de projecto. - Experimentar e Partilhar procedimentos de execução no âmbito de actividades praticas distintas do design, contextualizadas em acções de projecto - Produzir e experimentar a realização de uma obra, no âmbito de práticas contextualizadas em acções de projecto. - Aplicar métodos e experiências projectuais em áreas relacionadas com o design.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Além das bases teóricas sugeridas na bibliografia do CE, é referida a metodologia em Artes Visuais, quesugerem a importância de alguns postulados teóricos. O modelo de contacto é sempre expositivo e exploratório, desenvolvendo-se ao longo da aula umpercurso, nem sempre previsível, e que depende do nível de interacção e estimulos criados no grupo. É privilegiado o diálogo em torno de imagens, sequências ou videos e explorados produtos de carácter conceptual, nomeadamente ao nível do Design Gráfico, Edição e LivrObjecto. São igualmente criadaspontes visuais entre textos e imagens, cujo padrão cultural seja explícito e interpretado o efeito denarrativa visual.Durante as aulas, é esperado um ritmo heterogéneo condicionado por estímulos mais ou menos eficazesde interacção e que são, em si mesmos, parte do método. A avaliação é contínua, valendo a apresentação dos exercícios para a consolidação do resultadoapresentado no trabalho final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
VAN BOEIJEN, Annemiek - Culture Sensitive Design. A Guide to Culture in Practice. BIS | Publisher Delft. 2000 DIDI-Huberman, Georges - Diante do Tempo. História da Arte e Anacronismo das Imagens .Orfeu Negro, 2017. ISBN 9788570419729. ROSE, Gillian - Visual Methodologies. An Introduction to the Interpretation of Visual Materialssecond edition. . SAGE Publications. London. Thousand Oaks. P Box · 2007. ISBNGillian Rose978 1 412921909 FUAD-LUKE, Alastair (ed) - Post—Normal Design: Emergent approaches towards plural worlds. Graphic Design Macedo Cannatà. ISBN 3183537898959. September 2022
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não