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Disciplina Relatório de Estágio

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Estágio Curricular constitui uma forma de conclusão do ciclo de estudos de Mestrado em Design através da inserção do estudante num contexto profissional real, em empresas, instituições ou estúdios relevantes para a área do curso. O estágio visa consolidar competências práticas, promover a integração no mercado de trabalho e estimular a capacidade de reflexão crítica sobre processos, metodologias e dinâmicas organizacionais. O estágio é acompanhado pela elaboração de um relatório escrito, de caráter analítico e reflexivo, que documenta as atividades realizadas, enquadra teoricamente a experiência e apresenta os resultados obtidos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Definição e enquadramento do estágio: seleção da entidade de acolhimento, funções e plano de atividades. Prática profissional supervisionada: execução de tarefas, participação em projetos e colaboração em equipa. Observação e análise: identificação de metodologias, processos e dinâmicas organizacionais. Reflexão crítica: ligação entre a experiência prática e os referenciais teóricos do curso. Relatório de estágio: estruturação do documento, descrição de atividades, enquadramento crítico e conclusões. Apresentação e defesa pública: síntese dos resultados, comunicação clara e fundamentada.
  • Objetivos

    Objetivos

    Integrar-se num ambiente profissional da área do design, assumindo funções e responsabilidades adequadas ao nível de mestrado. Aplicar conhecimentos e competências adquiridas ao longo do curso em situações reais de prática profissional. Desenvolver capacidades de trabalho colaborativo, gestão de tempo e resolução de problemas em contexto organizacional. Analisar criticamente processos e práticas de design observados e experienciados. Elaborar um relatório de estágio que articule experiência prática, enquadramento teórico e reflexão crítica. Apresentar e defender publicamente o estágio e o relatório final.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Experiência profissional supervisionada em contexto de trabalho real. Orientação tutorial por docente responsável, em articulação com o orientador da entidade de acolhimento. Relatórios de progresso e reuniões de acompanhamento. Elaboração de relatório escrito final. Apresentação e defesa pública perante júri.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Schön, Donald (1983). The Reflective Practitioner: How Professionals Think in Action. New York: Basic Books. Kolb, David (2015). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. New Jersey: Pearson. Eraut, Michael (2000). Non-Formal Learning and Tacit Knowledge in Professional Work. British Journal of Educational Psychology, 70(1). Yin, Robert K. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods. Los Angeles: Sage.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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