-
Apresentação
Apresentação
Essa disciplina é dedicada tanto aos debates teóricos associados à negociação na diplomacia, quanto aos seus casos. Em relação aos estudos de caso, se pretende observar as características e resultados predominantes, ao mesmo tempo em que se deseja possibilitar aos alunos o treinamento dessas habilidades, sobretudo durante os exercícios práticos, previstos durante cada uma das 5 partes do curso.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT790-10969
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: O curso é dividido em 5 partes de 3 módulos: módulo teórico; módulo de estudo de caso; módulo prático (exercício dirigido). Os conteúdos referentes às partes são assim divididos: 1. Diplomacia e instituições de Estado, Negociação diplomática e interfaces institucionais. 2. Padrões e Tipologias nas Negociações Internacionais. 3. Paradiplomacia e Diplomacia corporativa. 4. Representação e Diplomacia. 5. Novos arranjos e temas para uma diplomacia engajada.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC é dedicada ao aprofundamento no segundo ciclo a respeito de teorias e práticas associadas à diplomacia e negociação. Importam as componentes externas e internas à diplomacia, seus elementos, suas instituições e práticas que extrapolam as instituições de relações exteriores típicas. Objetivos de aprendizagem: 1. Compreender as caraterísticas essenciais da diplomacia e suas diversas representações. 2. Compreender a dinâmica das negociações diplomáticas em diferentes escopos. 3. Aplicar os conhecimentos nos estudos de caso em que a diplomacia seja o fator a ser observado. 4. Analisar a performance de negociações estabelecidas e públicas, com vistas a identificar padrões e tipologias. 5. Avaliar a pertinência dessas tipologias em outros ambientes institucionais e nas diversas frentes, como na paradiplomacia.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aggestam, K., & Towns, A. E. (2018). Gendering Diplomacy and International Negotiation (1; 12; 14). Palgrave Macmillan, Cham. Guilherme, M. (2019). The critical and decolonial quest for intercultural epistemologies and discourses. Journal of Multicultural Discourses, 14(1), 1-13. Mu¿ller, Harald. Peace-making and Conflict Resolution. In: Carlsnaes, W., Risse, T., & Simmons, B. A. (Eds.). (2002). Handbook of international relations. Sage. Oddone, N., & Pont, M. L. (2019). Avances disciplinarios en las relaciones internacionales: La definición de actor internacional en el estudio de la paradiplomacia. Relaciones Internacionales, 92(2), 77-107. https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/ri/article/view/13291 Putnam, R. D. (2010). Diplomacia e política doméstica: a lógica dos jogos de dois níveis. Revista de Sociologia e política, 18, 147-174. Zartman & S. Touval (Eds.) (2010). International Cooperation: The Extents and Limits of Multilateralism. Cambridge: Cambridge University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não