-
Apresentação
Apresentação
Na sequência das lições de Metodologia da Investigação Científica, esta disciplina apresenta-se como o seu sucedâneo natural, tendo sido concebida para permitir o aprofundamento e sedimentação de conhecimentos sobre as boas práticas na investigação e na redação de um trabalho académico, pautadas pela seriedade, honestidade intelectual e rigor, a fim de que o aluno consiga, no final, apresentar o seu projeto de dissertação, aproveitando-o, na medida do possível, para seguir com o percurso que o levará à obtenção do grau académico de mestre.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT455-7335
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdosIntrodução. Fatores de valorização de uma tese: problematização, domínio do método jurídico, inovação, relevância, exaustividade, fundamentação, interdisciplinaridade, sentido crítico. A pesquisa como processo: planeamento, investigação e revisão. O tema. Planeamento. Pesquisa das fontes. A estrutura. A redação. A ética da investigação. As arguições. A publicação do texto.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular é que, no final, os estudantes demonstrem um sólido entendimento sobre as várias etapas do processo de investigação em Direito e, em especial, sobre o processo de elaboração de uma tese de mestrado. Com efeito, os estudantes devem estar preparados para iniciar e estruturar, de forma autónoma, as exigências do trabalho de dissertação final. Outros objetivos específicos são os seguintes: explicar a relevâncias dos assuntos investigados e da motivação para o desenvolvimento da investigação; problematizar, desenvolver hipóteses e inovar em temas já trabalhados; pesquisa e validar fontes de informação; estruturar e redigir um trabalho científico, em especial os vários aspetos formais do mesmo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Antes da apresentação dos projetos de dissertação, os alunos serão encorajados a apresentar oralmente uma reflexão pessoal, em formato de seminário, sobre a utilização de métodos de investigação e de análise do direito, nomeadamente uma reflexão sobre a utilização de ciências afins na investigação jurídica.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, Carlos Ferreira de; Carvalho, Jorge Morais. Introdução ao Direito Comparado. 3ª Ed., 2017. Aragão, Alexandra, Breves reflexões em torno da investigação jurídica, in Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra , Volume LXXXV, Coimbra, 2009, pp. 765-794. Cane, Peter / Kritzer, Herbert , The Oxford Hanbook Empirical Legal Research , Oxford University Press, 2010. Eco, Umberto, Como se faz uma tese em ciências humanas , tradução do original, 22ª edição, Presença, 2021. Hespanha, António, Como preparar uma dissertação: um guia em cinco pontos , 2009. Meirim, José M., Como pesquisar e referir em Direito , Coimbra Editora, 2008. Pacheco, J. / Lima, J., Fazer investigação em ciências sociais , Porto Editora, 2006. Poças, Luís, Manual de Investigação em Direito. Metodologia da preparação de teses e artigos jurídicos , Coimbra: Almedina, 2020.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não