-
Apresentação
Apresentação
Na sequência das lições de Metodologia da Investigação Científica, esta disciplina apresenta-se como o seu sucedâneo natural, tendo sido concebida para permitir o aprofundamento e sedimentação de conhecimentos sobre as boas práticas na investigação e na redação de um trabalho académico, pautadas pela seriedade, honestidade intelectual e rigor, a fim de que o aluno consiga, no final, apresentar o seu projeto de dissertação, aproveitando-o, na medida do possível, para seguir com o percurso que o levará à obtenção do grau académico de mestre.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 2
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT455-7335
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdosIntrodução. Fatores de valorização de uma tese: problematização, domínio do método jurídico, inovação, relevância, exaustividade, fundamentação, interdisciplinaridade, sentido crítico. A pesquisa como processo: planeamento, investigação e revisão. O tema. Planeamento. Pesquisa das fontes. A estrutura. A redação. A ética da investigação. As arguições. A publicação do texto.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular é que, no final, os estudantes demonstrem um sólido entendimento sobre as várias etapas do processo de investigação em Direito e, em especial, sobre o processo de elaboração de uma tese de mestrado. Com efeito, os estudantes devem estar preparados para iniciar e estruturar, de forma autónoma, as exigências do trabalho de dissertação final. Outros objetivos específicos são os seguintes: explicar a relevâncias dos assuntos investigados e da motivação para o desenvolvimento da investigação; problematizar, desenvolver hipóteses e inovar em temas já trabalhados; pesquisa e validar fontes de informação; estruturar e redigir um trabalho científico, em especial os vários aspetos formais do mesmo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Antes da apresentação dos projetos de dissertação, os alunos serão encorajados a apresentar oralmente uma reflexão pessoal, em formato de seminário, sobre a utilização de métodos de investigação e de análise do direito, nomeadamente uma reflexão sobre a utilização de ciências afins na investigação jurídica. - Os estudantes com estatuto especial previsto em lei ou em regulamento que preveja a não obrigatoriedade de presença às aulas, mas que pretendam ser abrangidos pelo regime da avaliação contínua, devem informar o Professor da unidade curricular logo que tenham conhecimento deste facto, mas sempre com 90 dias de antecedência ao término das aulas, para que este defina outra forma de trabalho ou de acompanhamento, o qual poderá passar pela realização de um trabalho escrito, apresentação de relatórios e/ou uma prova oral.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, Carlos Ferreira de; Carvalho, Jorge Morais. Introdução ao Direito Comparado. 3ª Ed., 2017. Aragão, Alexandra, Breves reflexões em torno da investigação jurídica, in Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra , Volume LXXXV, Coimbra, 2009, pp. 765-794. Cane, Peter / Kritzer, Herbert , The Oxford Hanbook Empirical Legal Research , Oxford University Press, 2010. Eco, Umberto, Como se faz uma tese em ciências humanas , tradução do original, 22ª edição, Presença, 2021. Hespanha, António, Como preparar uma dissertação: um guia em cinco pontos , 2009. Meirim, José M., Como pesquisar e referir em Direito , Coimbra Editora, 2008. Pacheco, J. / Lima, J., Fazer investigação em ciências sociais , Porto Editora, 2006. Poças, Luís, Manual de Investigação em Direito. Metodologia da preparação de teses e artigos jurídicos , Coimbra: Almedina, 2020.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não