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Disciplina Direito da Insolvência

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os alunos compreendam os moldes em que funciona a insolvência, os seus requisitos,
    efeitos necessários e eventuais. Visa-se ainda que os alunos percecionem a forma como se desenrola o
    processo de insolvência e o procedimento de recuperação de empresas, para que lhes seja possível
    futuramente aplicar esses conhecimentos na sua vida prática, enquanto profissionais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Introdução. O atual CIRE: o paradigma. II. O processo de insolvência. 1. Introdução. 2. Caraterísticas
    fundamentais. 3. Pressupostos. 4. Tramitação. 5. Órgãos da insolvência. 5.1. O Administrador da
    Insolvência. 5.2. A comissão de credores. 5.3. A assembleia de credores. 6. Efeitos da declaração de
    insolvência. 6.1. Efeitos sobre o devedor e outras pessoas. 6.2. Efeitos processuais. 6.3. Efeitos sobre
    os créditos. 6.4. Efeitos sobre os negócios em curso. 6.5. Resolução em benefício da massa insolvente.
    6.6. Cessação dos efeitos da declaração de insolvência. 7. Massa insolvente. 8. Verificação dos créditos.
    9. Pagamento aos credores. 10. Restituição e separação de bens. 11. Verificação ulterior de créditos e
    de outros direitos. 12. Plano de insolvência. 13. PER e PEAP. 14. Encerramento do processo. 15.
    Processo de insolvência de pessoas singulares. III. O RERE, o PARI e o PERSI. III. O PEVE

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram as competências adequadas para o reconhecimento das
    questões fundamentais do Direito da Insolvência.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas combinarão espaços de apresentação de conteúdos teóricos (método expositivo) com a análise
    e discussão de temas previamente selecionados sobre as matérias em estudo. Haverá ainda lugar à
    exemplificação e à análise prática dos conteúdos abordados. A avaliação da unidade curricular
    enquadrará um trabalho escrito individual (70%) e a participação do aluno em contexto de aula (30%). O
    trabalho escrito assentará em três componentes formativas: entrega do trabalho escrito à docente na
    data fixada; apresentação oral em contexto de aula; e resposta a questões colocadas pela docente e por
    outros alunos acerca do trabalho.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    SERRA, CATARINA, Lições de Direito da Insolvência, 1.a edição, Almedina, Coimbra, 2018

    MARTINS, ALEXANDRE DE SOVERAL, Um Curso de Direito da Insolvência, reimpressão da 2.a edição,
    Almedina, Coimbra, 2017; LEITÃO, LUÍS MANUEL TELES DE MENEZES, Direito da Insolvência, 7.a
    Edição, Almedina, Coimbra, 2017; COSTA, LETÍCIA MARQUES, O fresh money: como tornar o
    financiamento do devedor atrativo, in Revista da Faculdade de Direito e de Ciência Política da
    Universidade Lusófona do Porto, n.o 9, Porto, 2017; EPIFÂNIO, MARIA DO ROSÁRIO, Manual de Direito
    da Insolvência, reimpressão da 6.a Edição, Almedina, Coimbra, 2016; FERNANDES, LUÍS A.
    CARVALHO/LABAREDA, JOÃO, Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas Anotado, Quid
    Juris, 3.a Edição, 2015; COSTA, LETÍCIA MARQUES, O Regime Especial da Insolvência de Pessoas
    Singulares, Revista da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona do Porto, n.o 2, Porto, 2013.

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

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