-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular permite aos alunos aprofundarem conhecimentos no âmbito da arte moderna e contemporânea, numa perspetiva de equilíbrio entre teoria e prática. As aulas teóricas são sempre acompanhadas por projetos artísticos práticos a realizar pelos alunos, através dos quais se podem entender e experimentar as ideias e estratégias criativas previamente abordadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT573-11235
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Arte socialmente comprometida . Arte, ecologia e ativismo - De William Morris até à atualidade Ruptura com a tradição I . O surgimento da fotografia e o seu impacto nas Artes Visuais. Do Impressionismo à Abstração; da Pop Art à Cultura Visual na contemporaneidade Novas linguagens, meios e suportes. Do papier collé cubista à assemblage; do Minimalismo ao conceito de Campo Expandido. Espaço e Tempo. Da obra de arte como objeto à obra de arte como processo. Das Serate Futuristas aos Happenings, da Instalação à Land Art Autor e espectador . Do autor individual ao coletivo e do espectador contemplativo ao participante ativo. Dissolução autoral e arte participativa da comunidade à plataforma online Ruptura com a tradição II . O surgimento da internet e o seu impacto nas Artes Visuais. O mural urbano como arte pública global na contemporaneidade. Da moderna integração das artes ao festival de arte urbana, uma visão crítica.
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos: Compreender a importância das vanguardas artísticas da primeira metade do séc. XX para a interpretação das práticas artísticas contemporâneas Desenvolver a capacidade de análise das obras de arte contemporânea, através da leitura de textos teóricos/críticos e do contacto com obras de arte em instituições culturais Adquirir e explorar alguns conceitos e metodologias artísticas. Reforçar o papel do professor de artes como criador de objetos artístico-pedagógicos. Aprofundar a relação entre o ensino das artes e as instituições culturais e artísticas. Competências a adquirir: Refletir sobre o mundo das artes contemporâneas, nas suas bases conceptuais e estéticas. Saber operar, na prática, com conceitos associados a diversas manifestações artísticas, através da exploração e experimentação das suas técnicas artísticas. Desenvolver capacidades de pesquisa em Artes Visuais. Ser capaz de criar materiais artístico-pedagógicos, de planificar atividades neles baseados e de os levar à pratica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino diversificadas: Aulas expositivas sobre os conteúdos programáticos através de meios audiovisuais; Aulas práticas através de trabalho individual e de grupo com apresentação à turma e debate Orientação tutorial na elaboração dos trabalhos A avaliação reguladora do ensino/aprendizagem privilegia a dimensão formativa, promovida através de trabalhos individuais e de grupo. Parâmetros e os critérios de avaliação: Participação, assiduidade e cooperação (20%) Realização de trabalho prático individual em aula ou em casa (30%); Trabalho de grupo: criação de uma maleta pedagógica e artística - um material didático original, com um texto reflexivo teórico e com a planificação de uma unidade de trabalho (a realizar em articulação com a unidade de Didática das Artes Plásticas) (30%) Acompanhamento de um serviço educativo de uma instituição cultural (20%) Está previsto Exame de Recurso ou de Melhoria de Nota no fim do ano.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bishop, C. (2014). Artificial hells . Participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso. Harrisson & Wood & Gaiger (eds) (2002). Art in Theory 1900-2000 - An Anthology of Changing Ideas . London: Blackwell Publishers Helguera, P.(2011) Education for Socially Engaged Art: A Materials and Techniques Handbook . New York: Pinto Books Hopkins, D. (2016) A Companion to Dada and Surrealism , Chichester and Oxford: Wiley Blackwell Kwon, M. (2004). One place after another . Cambridge, Mass.: MIT Press. Marchan Fiz, S. (2012). Del arte objetual al arte de concepto . Madrid: Akal. Mileaf, J. A. (2010). Please touch : Dada and surrealist objects after the readymade. Dartmouth College Press. Roberts, D. (2011). The total work of art in European modernism . Ithaca, N.Y.: Cornell University Press. Stiles, K., & Selz, P. (2012). Theories and documents of contemporary art . Berkeley: University of California Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não