filmeu

Disciplina Didática da Dança

  • Apresentação

    Apresentação

    A didática da dança propõe-se explorar métodos e técnicas de ensino das várias formas de dança propostas no PNEF (atividades rítmicas e expressivas). O desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na UC dança no primeiro ciclo de estudos, proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física no que respeita ao saber selecionar, operacionalizar e avaliar conteúdos de dança.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A dança nas aulas de Educação Física Técnica e Expressão - PNEF As diferentes formas e atividades em dança Metodologia do ensino da dança Identificar e compreender as diferentes estruturas rítmicas e musicais que são a base das diferentes formas de dança. Planear e selecionar conteúdos - Trabalho de prática laboratorial e orientação tutorial O ensino e prática da Dança nas aulas de Educação Física Desempenhar tarefas de apoio pedagógico nas aulas de dança no contexto da Educação Física, clubes de dança e outras atividades pedagógicas (ensino em sala de aula - revisão de conteúdos) Integração dos processos de análise e avaliação O problema da avaliação relativamente à especificidade do ensino em dança Aferição de critérios A avaliação formativa e sumativa. Realizar propostas de classificação/avaliação de diferentes conteúdos
  • Objetivos

    Objetivos

    Dominar as metodologias, os fundamentos e as competências profissionais de reflexão e intervenção pedagógica que permitam a utilização da dança como matéria educativa no contexto da educação física. Planear uma unidade didática de dança (atividades rítmicas, movimento expressivo), no contexto dos programas de Educação Física. Conceber e realizar planos de observação e análise de situações de aprendizagem no domínio da dança em geral, e de algumas formas de dança em particular (popular, social, contemporâneo, hip-hop, etc.) Transmitir conteúdos de dança, orientando pedagogicamente um grupo (turma) em situações de aprendizagem de técnicas de dança ou de composição coreográfica. Avaliar e analisar o desempenho nas situações de ensino-aprendizagem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, trabalho de grupo e individual sobre o ensino da dança - orientação tutorial - em pequenos ciclos de prática pedagógica e integração dos processos de análise e de avaliação sobre o ensino da dança) e utilizado o sistema de b-learning (moodle), onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas. Para usufruir da Avaliação contínua, o aluno deverá ter 70% de assistência efetiva às aulas e entregar dossier sobre a UC didática dança (compilação de todo o trabalho desenvolvido e solicitado nas aulas, podendo ser complementado com outro material que se relacione com a UC e que o aluno considere relevante a sua inclusão). A sua classificação final resulta: 30%*(parte teórica) + 70%*(parte prática - trabalho individual) deverá ser igual ou superior 9,5 valores. Se a classificação for inferior, deverá realizar exame final, composto por dois momentos: teórico e parte prática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hayes, E. R. (1964). An introduction to the teaching of dance (Vol. 38). New York: Ronald Press Company. Xarez, L. (2002). Dança na Escola. (Cd-Rom), Serviço de Edições: FMH. Lisboa.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios