-
Apresentação
Apresentação
No âmbito desta Unidade Curricular o aluno deverá: Entender e fundamentar uma perspetiva integradora do Atletismo nas matérias de Educaçã Física Escolar, nos diversos graus de ensino, idades e níveis de desenvolvimento e execucação dos alunos. Conceber e realizar planos de observação e de análise das situações de aprendizagem das diferentes disciplinas do atletismo. Elaborar propostas de Unidades Didáticas, considerando o Atletismo como elemento contribuinte à unidade e coerência dos objetivos definidos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT657-9697
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise crítica do atletismo para praticantes infanto-juvenis; O Atletismo no programa da Educação Física e Desporto Escolar; os três níveis de especialização de cada matéria; Planeamento e organização do processo de ensino aprendizagem. As matérias e a Unidade Didática; O Atletismo nas diferentes etapas de formação desportiva; Significado, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas no Atletismo; objetivos e condições de realização. Observação, avaliação e intervenção; Prática pedagógica; elaboração, execução e análise crítica de planos de aula.
-
Objetivos
Objetivos
Interpretar a técnica de cada disciplina atlética como expressão das capacidades individuais no respeito pelos regulamentos, pelos princípios biomecânicos e pelos objetivos definidos. Conceber e realizar unidades de ensino e planos de observação, integrando as diversas matérias do atletismo. Compreender e integrar as matérias de Atletismo na organização e planeamento global da Educação Física Escolar, designadamente no cumprimento de um dos objetivos principais: a melhoria da aptidão física.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Desconhecem-se metodologias inovadoras suscetíveis de conduzir o estudante a tomar consciência das suas conceções e limitações e, bem assim, a necessidade de as superar.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hastie, P., Calderon, A., Rolim, R., & Guarino, A. (2013). The Development of Skill and Knowledge During a Sport Education Season of Track and Field Athletics. Researh Quartely for Exercise and Sport, 84(3), 336-344. Hubiche, J.L. & Pradet, M. (1999). Comprender el Atletismo - Su Prática y su Ensenanza. Barcelona: INDE Publicaciones. Muller, H. & Ritzdorf, W., (2000). Corre! Salta! Lança! Lisboa: Edição Federação Portuguesa de Atletismo. Proença, J. (1982). A observação e a intervenção do professor, Ludens, 7(1): 33-44. Proença, J. (1987). Estudo técnico-tático da estafeta 4X100m, Revista Atletismo, 64:31-33 e 65:29-31. Zaparozhanova, L. & Latyshkevich, L.A.,(2000). Juegos Activos Educacion Primaria y Educacion Secundaria Obligatoria. Barcelona: Paidotribo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não