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Apresentação
Apresentação
Todas as UC do mestrado formam um conjunto coerente e partilham alguns objetivos comuns, em particular as UC “Iniciação à Prática Profissional”, “Didática da Informática”, “Seminário de Investigação em Didática da Informática”. As UC “Didática da Informática” visam proporcionar aos estudantes oportunidades de aprendizagem acerca dos principais problemas, dificuldades e estratégias a utilizar no ensino da Informática por forma a garantir que os futuros professores obtêm uma preparação sólida desde o início da sua prática docente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6572-24081
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos apresentados apresentam relações conceptuais entre si pelo que devem ser entendidos de forma articulada e não linear: Tema 1: A Informática, as ciências da computação e as TIC: clarificação conceptual e curricular. Tema 2: A didática da Informática. Tema 3: Perspetiva histórica – as tecnologias digitais nos currículos do ensino básico e secundário em Portugal e no estrangeiro. Tema 4: Tendências nos referenciais nacionais e internacionais sobre a integração das TIC e da Informática nos currículos. Tema 5: Questões éticas e de segurança envolvidas na utilização de tecnologias digitais e de sistemas informáticos.
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Objetivos
Objetivos
Esta UC pretende levar os futuros professores de informática a: Adquirir e dominar instrumentos conceptuais essenciais da didática da Informática; Identificar tendências no ensino da Informática e das TIC, compreendendo-as numa perspetiva histórica; Identificar e analisar criticamente as questões éticas inerentes à utilização de tecnologias digitais e de sistemas informáticos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cheng, G. (2019). Exploring factors influencing the acceptance of visual programming environment among boys and girls in primary schools. Computers in Human Behavior, 92, 361-372. Dagiene, V., Hromkovic, J. & Lacher, R. (2021). Designing informatics curriculum for K-12 education: From Concepts to Implementations. Informatics in Education, 20(3), 333-360. DGE (2020). Aprendizagens essenciais na disciplina de TIC. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais European Commission (2020). Digital Action Plan 2021 – 2027: Resetting education and training for the digital age. EC. Komis, V. (2001). Didactics of Informatics: from the Formation of the Scientific Field to the Conjunction among Research and School Practice. In Y. Manolopoulos & S. Evripidou (Eds), 8th Panhellenic Conference in Informatics, 463-471. Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA. UNESCO (2018). ICT Competency Framework for Teachers. UNESCO.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não