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Informações Académicas
Despacho n.º 2483-A/2025, de 21 de fevereiro (Diário da República n.º 37/2025, Suplemento, Série II de 2025-02-21)
Aprova o Regulamento de Atribuição de Bolsas a Estudantes Inscritos em Ciclos de Estudos Conducentes à Habilitação Profissional para a Docência.
O respetivo Regulamento aplica-se:
- Às instituições de ensino superior públicas tuteladas exclusivamente pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação
- e as instituições de ensino superior privadas.
Mais informações em breve.
Formato do cursoPresencial
GrauMestrado
Semestres4
Créditos120 ECTS
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Apresentação
Apresentação
O Mestrado em Ensino de Informática visa formar professores de Informática para o Ensino Secundário (grupo de docência 550), nos termos do Perfil Geral do Professor definido pelo Decreto-Lei n.º 240/2001, de 30 de Agosto, assumindo uma visão prospetiva sobre a escola e estimulando o seu desenvolvimento profissional permanente nas suas múltiplas funções como docente.
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Condições de Ingresso
Condições de Ingresso
Os candidatos devem cumprir cumulativamente as seguintes condições: a) Sejam titulares de uma habilitação académica superior a que se referem as alíneas a) a c) do n.º 1 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de marco, alterado pelos Decretos-Leis n.º 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, e 115/2013, de 7 de agosto; b) Tenham obtido, quer no quadro da habilitação académica a que se refere a alínea anterior, quer em outros ciclos de estudos do ensino superior, pelo menos 120 créditos ECTS na área científica de Informática; c) Demonstrem competência no domínio da língua portuguesa. Podem ser igualmente admitidos candidatos que, não cumprindo o constante da alínea b), demonstrem possuir pelo menos 90 ECTS da área científica de Informática, ficando neste caso a inscrição nas unidades curriculares das componentes de didática e de iniciação à prática profissional, condicionada à obtenção dos créditos em falta. A direção do curso verifica se a formação de cada candidato satisfaz, quantitativa e qualitativamente os créditos mínimos de formação, incluindo uma prova de língua portuguesa. Critérios de Seriação Candidatos com classificação da habilitação anterior: 50% Classificação da habilitação anterior 50% Apreciação curricular (Curriculum + Carta de Motivação) Candidatos sem classificação da habilitação anterior: 75% Apreciação curricular 25% Carta de motivação
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Destinatários
Destinatários
Licenciados ou Mestres com pelo menos 120 ECTS na área científica de Informática (podendo ingressar com 90 ECTS desde que os restantes créditos sejam completados no curso)
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Razões para frequentar este curso
Razões para frequentar este curso
- Obtenção de habilitação profissional para o ensino de informática. Desenvolvimento de competências de ensino, de investigação em educação e tecnologia, e de criação de recursos educativos digitais.
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Plano de estudos
Plano de estudos
Despacho n.º 8084/2022, de 1 de julho-
1º Ano / Tronco comum
- [1º Semestre]
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Didática da Informática I
6 ects -
Iniciação à Prática Profissional I
6 ects -
Oficina de Informática e Introdução ao Pensamento Computacional
6 ects - Opção I
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Planeamento Curricular e Avaliação
6 ects
- [2º Semestre]
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Didática da Informática II
6 ects -
Iniciação à Prática Profissional II
6 ects - Opção II
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Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
6 ects -
Sociologia e História da Educação
6 ects
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2º Ano / Tronco comum
- [1º Semestre]
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Didática da Informática III
6 ects -
Iniciação à Prática Profissional III
6 ects -
Introdução à Investigação em Educação
6 ects -
Oficina de Informática, Sensores e Robótica Educativa
6 ects -
Seminário de Investigação em Didática da Informática
6 ects
- [2º Semestre]
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Iniciação à Prática Profissional IV
30 ects
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1º Ano / Tronco comum
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Corpo Docente
Corpo Docente
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Saídas Profissionais
Saídas Profissionais
Ensino de Informática nos Ensinos Básico e Secundário. O curso confere habilitação profissional para o Grupo de Docência 550 (Informática)
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Áreas Científicas
Áreas Científicas
Ciências da educação
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Observações
Observações
A Destacar 1. Reforço do conhecimento da área disciplinar de Informática. 2. Reconhecimento da importância da formação ao longo da vida, da autoaprendizagem e da aprendizagem colaborativa. 3. Conhecimento dos processos de aprendizagem e ensino de Informática 4. Conhecimento da organização de ambientes de aprendizagem. 5. Domínio de competências de ensino de Informática Parcerias Escolas Cooperantes. ANPRI, Associação Nacional de Professores de Informática. Metodologia de avaliação Portefólios individuais. Trabalhos individuais e de grupo. Testes escritos e práticos. Desempenho nas atividades de iniciação à prática profissional. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada aprovado em provas públicas.
Centro Universitário
Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
Fases de candidaturas a decorrer
Valores
Direção do Curso
Secretariado
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Extensão Telefónica637
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Local de atendimentoSala C.1.24
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Horário de atendimento2ªf a 6ªf - 10h00 às 13h e das 14h30 às 18h
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS.