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Disciplina Oficina de Informática e Introdução ao Pensamento Computacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Ambas as Oficinas do curso (Informática e Introdução ao Pensamento Computacional; Informática, Sensores e Robótica Educativa) são lecionadas de modo integrado, tendo a primeira maior enfâse em software e a segunda em hardware.   As Oficinas são lecionadas conjuntamente pelo Instituto de Educação e pela Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECAATI), utilizando laboratórios e outras instalações da ECAATI e, quando adequado, laboratórios e salas de escolas cooperantes, nomeadamente os Laboratórios de Educação Digital (LED).  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Perspectivas STEM/STEAM do ensino das ciências e respetivo enquadramento curricular. Pensamento computacional como processo de criação de subsunçores para aprendizagem da programação. Princípios do Pensamento Computacional. Linhas orientadoras para a programação e pensamento computacional no ensino em Portugal. Ambientes de programação para crianças. Ambiente e linguagem Scratch. Design, implementação e avaliação de atividades pedagógicas no domínio do pensamento computacional e introdução à programação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer as tendências no ensino das ciências e da engenharia nas últimas décadas e as suas implicações no ensino da Informática.   Domínio dos processos de facilitam a aprendizagem significativa dos conceitos chave do pensamento computacional (entendido como processo de resolução de problemas que envolve a conceção de soluções, implementada por pessoas, por computadores, ou ambos; inclui capacidades como análise e representação de dados, identificação de sub-problemas, abstracção, generalização, escolha de algoritmos, implementação e avaliação crítica de soluções, etc.).   Domínio de ambientes de programação adequados a níveis elementares de ensino e que promovem o pensamento computacional.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Piedade, J., Dorotea, N., Pedro, A., and Matos, J. F. (2020). On Teaching Programming Fundamentals and Computational Thinking with Educational Robotics: A Didactic Experience with Pre-Service Teachers. Education Sciences, 10(9), 214.   Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK Williamson, B. (ed.) 2015. Coding/Learning: Software and digital data in education. University of Stirling. Hazzan, O., Lapidot, T., and Ragonis, N. (2020). Guide to Teaching Computer Science: An Activity-Based Approach. Springer.   Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK.   Watson, D., and Williams, H. (2020). Computer Science: Cambridge International AS and A Levels. Hodder Edu
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