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Disciplina Sociologia e História da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC foi preparada para um mestrado profissional de formação de professores, reunindo problemáticas da História da Educação e da Sociologia da Educação. O seu principal objetivo é o de permitir uma leitura crítica e compreensivo do processo de construção da escola de massas (ou da escola para todos, se sse preferir) e dos problemas subjacentes, sobretudo no plano da produção e reprodução das desigualdades sociais. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Formação histórica e funções dos sistemas educativos modernos  1.1. Cultura escrita, escolarização e alfabetização – o caso português numa perspetiva comparada. 1.2. As características do modelo escolar construído. A gramática da escola.  2. A Primeira República em Portugal: Das intenções generosas ao desengano das realidades.  3. Educação no Estado Novo: entre a alfabetização de todos e a (re)educação das elites.  4. Tempos e andamentos das políticas de educação no Portugal democrático   5. Europeização, globalização e novas formas de governação transnacional dos sistemas educativos. 6. Ensino de informática e profissionalidade docente: problemas e desafios.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: 1. Identificar diferentes etapas no desenvolvimento histórico e social da realidade educativa portuguesa, referentes teóricos e autores; 2. Analisar mudanças e continuidades no pensamento, nas orientações e nos sistemas educativos, por relação com a temporalidade própria do conhecimento científico e os contextos regionais e globais em que se inserem os sistemas educativos; 3. Interpretar e avaliar informação, de diferentes fontes e em diferentes suportes, sobre os temas abordados na Unidade Curricular
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A inovação é uma diretriz central no planeamento das atividades dos alunos para atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Soysal, Y. N., & Strang, D. (1989). Construction of the first mass education systems in nineteenth-century Europe. Sociology of Education, 62, 277-288.  Teodoro, A. (2001). A construção política da educação. Afrontamento.  Teodoro, A. (2020). Contesting the global development of sustainable and inclusive education. Routledge.  
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