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Apresentação
Apresentação
Esta UC foi preparada para um mestrado profissional de formação de professores, reunindo problemáticas da História da Educação e da Sociologia da Educação. O seu principal objetivo é o de permitir uma leitura crítica e compreensivo do processo de construção da escola de massas (ou da escola para todos, se sse preferir) e dos problemas subjacentes, sobretudo no plano da produção e reprodução das desigualdades sociais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6572-24090
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Formação histórica e funções dos sistemas educativos modernos 1.1. Cultura escrita, escolarização e alfabetização – o caso português numa perspetiva comparada. 1.2. As características do modelo escolar construído. A gramática da escola. 2. A Primeira República em Portugal: Das intenções generosas ao desengano das realidades. 3. Educação no Estado Novo: entre a alfabetização de todos e a (re)educação das elites. 4. Tempos e andamentos das políticas de educação no Portugal democrático 5. Europeização, globalização e novas formas de governação transnacional dos sistemas educativos. 6. Ensino de informática e profissionalidade docente: problemas e desafios.
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Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: 1. Identificar diferentes etapas no desenvolvimento histórico e social da realidade educativa portuguesa, referentes teóricos e autores; 2. Analisar mudanças e continuidades no pensamento, nas orientações e nos sistemas educativos, por relação com a temporalidade própria do conhecimento científico e os contextos regionais e globais em que se inserem os sistemas educativos; 3. Interpretar e avaliar informação, de diferentes fontes e em diferentes suportes, sobre os temas abordados na Unidade Curricular
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A inovação é uma diretriz central no planeamento das atividades dos alunos para atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Soysal, Y. N., & Strang, D. (1989). Construction of the first mass education systems in nineteenth-century Europe. Sociology of Education, 62, 277-288. Teodoro, A. (2001). A construção política da educação. Afrontamento. Teodoro, A. (2020). Contesting the global development of sustainable and inclusive education. Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não