filmeu

Disciplina Oficina de Informática, Sensores e Robótica Educativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Ambas as Oficinas do curso (Informática e Introdução ao Pensamento Computacional; Informática, Sensores e Robótica Educativa) são lecionadas de modo integrado, tendo a primeira maior enfâse em software e a segunda em hardware. As Oficinas são lecionadas conjuntamente pelo Instituto de Educação e pela Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECAATI), utilizando laboratórios e outras instalações da ECAATI e, quando adequado, laboratórios e salas de escolas cooperantes, nomeadamente os Laboratórios de Educação Digital (LED).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Medição analógica e medição digital. Transdutores. Atuadores. Conversão analógica-digital. Tipos, características e calibração de sensores. Sistemas para aquisição de dados e programação com sensores, atuadores e sistemas robóticos (com enfâse em Python, Arduino, Raspberry Pi, e Lego Mindstorms). Software de simulação (Tinkercad da Autodesk). Projetos com sensores, atuadores, robots (e drones) que promovam a interdisciplinaridade com outras disciplinas científicas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer conceitos fundamentais sobre medição digital e sistemas de aquisição e tratamento de dados.   Conhecer conceitos fundamentais de robótica educativa, bem como equipamentos e ambientes de programação adequados para utilização educacional.   Domínio dos processos de facilitam a aprendizagem significativa dos conceitos chave do pensamento computacional (entendido como processo de resolução de problemas que envolve a conceção de soluções, implementada por pessoas, por computadores, ou ambos; inclui capacidades como análise e representação de dados, identificação de sub-problemas, abstracção, generalização, escolha de algoritmos, implementação e avaliação crítica de soluções, etc.). Domínio de ambientes de programação adequados a níveis elementares de ensino e que promovem o pensamento computacional.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A inovação é uma diretriz central no planejamento das atividades dos alunos para atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Pajankar, A. (2018). Arduino Made Simple With Interactive Projects. BPB Publications. Blum, J. (2020). Exploring Arduino®: Tools and Techniques for Engineering Wizardry, Second Edition. John Wiley & Sons, Inc. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK Williamson, B. (ed.) 2015. Coding/Learning: Software and digital data in education. University of Stirling. Hazzan, O., Lapidot, T., and Ragonis, N. (2020). Guide to Teaching Computer Science: An Activity-Based Approach. Springer. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios