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Apresentação
Apresentação
Ambas as Oficinas do curso (Informática e Introdução ao Pensamento Computacional; Informática, Sensores e Robótica Educativa) são lecionadas de modo integrado, tendo a primeira maior enfâse em software e a segunda em hardware. As Oficinas são lecionadas conjuntamente pelo Instituto de Educação e pela Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECAATI), utilizando laboratórios e outras instalações da ECAATI e, quando adequado, laboratórios e salas de escolas cooperantes, nomeadamente os Laboratórios de Educação Digital (LED).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6572-24094
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Medição analógica e medição digital. Transdutores. Atuadores. Conversão analógica-digital. Tipos, características e calibração de sensores. Sistemas para aquisição de dados e programação com sensores, atuadores e sistemas robóticos (com enfâse em Python, Arduino, Raspberry Pi, e Lego Mindstorms). Software de simulação (Tinkercad da Autodesk). Projetos com sensores, atuadores, robots (e drones) que promovam a interdisciplinaridade com outras disciplinas científicas.
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Objetivos
Objetivos
Conhecer conceitos fundamentais sobre medição digital e sistemas de aquisição e tratamento de dados. Conhecer conceitos fundamentais de robótica educativa, bem como equipamentos e ambientes de programação adequados para utilização educacional. Domínio dos processos de facilitam a aprendizagem significativa dos conceitos chave do pensamento computacional (entendido como processo de resolução de problemas que envolve a conceção de soluções, implementada por pessoas, por computadores, ou ambos; inclui capacidades como análise e representação de dados, identificação de sub-problemas, abstracção, generalização, escolha de algoritmos, implementação e avaliação crítica de soluções, etc.). Domínio de ambientes de programação adequados a níveis elementares de ensino e que promovem o pensamento computacional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A inovação é uma diretriz central no planejamento das atividades dos alunos para atingir os objetivos de aprendizagem pretendidos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Pajankar, A. (2018). Arduino Made Simple With Interactive Projects. BPB Publications. Blum, J. (2020). Exploring Arduino®: Tools and Techniques for Engineering Wizardry, Second Edition. John Wiley & Sons, Inc. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK Williamson, B. (ed.) 2015. Coding/Learning: Software and digital data in education. University of Stirling. Hazzan, O., Lapidot, T., and Ragonis, N. (2020). Guide to Teaching Computer Science: An Activity-Based Approach. Springer. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não