filmeu

Disciplina Introdução à Investigação em Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC constitui, no plano de estudos do curso, uma dimensão de iniciação às metodologias de investigação a utilizar noutras UC.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A construção do conhecimento científico (senso comum e conhecimento científico) Os paradigmas na investigação: ciências naturais e ciências sociais Investigação científica: as fases de um processo de investigação Tipologias de modelos de investigação (abordagens qualitativas, quantitativas e mistas) Etapas do processo de investigação Problema/questões, variáveis, hipóteses Objetivos da investigação Opções metodológicas Técnicas de recolha de dados na investigação em Educação (Observação, análise documental, questionários e entrevistas) Análise e discussão de dados (métodos qualitativos e métodos quantitativos) O relatório de investigação e a sua estrutura
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de: -Explicar os processos de produção do conhecimento científico; -Identificar os passos do processo de construção de uma pesquisa científica. -Evidenciar sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos; -Formular perguntas de partida numa investigação em Educação; - Definir problemáticas e objetos de investigação em Educação; -Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva; -Encontrar metodologias adequadas aos objetos de investigação propostos; -Desenvolver um pequeno projeto de investigação autónomo no campo selecionado; -Saber elaborar, por escrito, um relatório de uma investigação científica, com a representação correta de todas as partes constituintes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Amado, A. (Org.) (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade.   Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Edições 70. Carmo, H. & Ferreira, M. (2008). Metodologia de Investigação: Guia para a auto-aprendizagem. Universidade Aberta. Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8th Ed.). Routledge. Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora. Laville,C. & Dionne, J.(1999). A construção do saber. ARTMED. Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico usando o Word. Edições Sílabo. Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Livros Horizonte. Tuckman, B. (2000). Manual de Investigação em Educação. Fundação Gulbenkian.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios