-
Apresentação
Apresentação
Esta UC constitui, no plano de estudos do curso, uma dimensão de iniciação às metodologias de investigação a utilizar noutras UC.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6572-24095
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A construção do conhecimento científico (senso comum e conhecimento científico) Os paradigmas na investigação: ciências naturais e ciências sociais Investigação científica: as fases de um processo de investigação Tipologias de modelos de investigação (abordagens qualitativas, quantitativas e mistas) Etapas do processo de investigação Problema/questões, variáveis, hipóteses Objetivos da investigação Opções metodológicas Técnicas de recolha de dados na investigação em Educação (Observação, análise documental, questionários e entrevistas) Análise e discussão de dados (métodos qualitativos e métodos quantitativos) O relatório de investigação e a sua estrutura
-
Objetivos
Objetivos
No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de: -Explicar os processos de produção do conhecimento científico; -Identificar os passos do processo de construção de uma pesquisa científica. -Evidenciar sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos; -Formular perguntas de partida numa investigação em Educação; - Definir problemáticas e objetos de investigação em Educação; -Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva; -Encontrar metodologias adequadas aos objetos de investigação propostos; -Desenvolver um pequeno projeto de investigação autónomo no campo selecionado; -Saber elaborar, por escrito, um relatório de uma investigação científica, com a representação correta de todas as partes constituintes.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Trabalho em seminário Simulações de situações reais deinvestigação
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amado, A. (Org.) (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade. Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Edições 70. Carmo, H. & Ferreira, M. (2008). Metodologia de Investigação: Guia para a auto-aprendizagem. Universidade Aberta. Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8th Ed.). Routledge. Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Celta Editora. Laville,C. & Dionne, J.(1999). A construção do saber. ARTMED. Pereira, A. & Poupa, C. (2003). Como escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico usando o Word. Edições Sílabo. Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Sousa, A. (2005). Investigação em educação. Livros Horizonte. Tuckman, B. (2000). Manual de Investigação em Educação. Fundação Gulbenkian.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não