filmeu

Disciplina Seminário de Investigação em Didática da Informática

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Seminário de Investigação em Didática da Informática constitui um espaço de trabalho, reflexão, análise e problematização de questões relativas à aprendizagem da Informática e TIC. Pretende-se proporcionar aos futuros professores de Informática um conjunto de competências de leitura crítica da investigação em didática da Informática que lhes permita obter uma perspetiva investigativa sobre a sua própria prática profissional. Atendendo a que esta UC decorre no 1.º semestre em simultâneo com a preparação do plano de intervenção (em IPP III) a implementar numa turma real (a realizar no 2.º semestre em IPP IV), ela adquire um papel de articulação e síntese.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tema 1: A investigação em Informática e tecnologias digitais na sua relação com o ensino da Informática. Tema 2: Problemas de investigação em ensino da Informática: análise dos resultados principais em áreas chave da aprendizagem da Informática no ensino secundário (e.g. algoritmia, programação, web design). Tema 3: O professor como investigador da sua prática docente: perspetivas, oportunidades e limitações. Tema 4: Desenho de instrumentos metodológicos de recolha de dados na investigação da docência e de problemas de aprendizagem em Informática e posterior análise.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os futuros professores devem nesta UC adquirir competências e conhecimentos sendo capazes de: Estabelecer relações entre o desenvolvimento tecnológico em Informática e os problemas do ensino da Informática Analisar criticamente investigação na área do ensino da Informática e TIC e recontextualizar os resultados na sua prática profissional; Reconhecer a dimensão investigativa do professor de Informática e compreender essa dimensão na identidade profissional do professor Desenhar instrumentos metodológicos para recolha de dados para investigação e posterior análise.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É adotada a modalidade de trabalho em seminários, orientados pelo docente) focados nos problemas identificados pelos estudantes na turma e escola que observam na UC IPP III, tendo em vista a problematização do ensino de um tema específiconessa turma em IPP IV. Os estudantes são conduzidos à análise crítica da literatura científica da área e à produção/adaptação de instrumentos de recolha de dados e correspondente forma de análise para produção de evidência. A atividade dos estudantes utiliza recursos bibliográficos e a sua produção escrita partilhada e discutida nos seminários. Em cada seminário são colocados em comum e discutidos de forma conclusiva os elementos contantes das pesquisas realizadas em temas afins. A avaliação tem por base um produto que consiste em: i) revisão de literatura sobre o problema de investigação escolhido paraIPP III e intervenção em IPP IV, e ii) delineamento do processo(s) e instrumento(s) para recolha de dados na turma da escola cooperante na UC IPP IV.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Orit Hazzan, O, Lapidot, T. & Ragonis, N. (2020). Guide to Teaching Computer Science: An Activity-Based Approach. Springer. Rosa, S. (2020). A research model in didactics of programming. CLEI Electronic Journal, 23(1). Watson, D. & Williams, H. (2020). Computer Science. Cambridge: Hodder Education.   Recursos específicos a cada tópico de trabalho são selecionados e disponibilizados online aos estudantes.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios