-
Apresentação
Apresentação
Esta UC debruça-se sobre o estudo dos principais conceitos ligados ao desenvolvimento e à aprendizagem. Os principais assuntos a abordar relacionam-se com as diversas etapas do ciclo evolutivo da criança, as principais aquisições, as diversas posições teóricas e quais os aspetos mais relevantes a que os alunos devem estar atentos na sua futura prática profissional
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6572-3997
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Enquadramento Teórico Epistemológico da Psicologia do Desenvolvimento Principais Marcos do Desenvolvimento Humano Perspectiva Psicanalítica do Desenvolvimento - S. Freud e E. Erikson O Desenvolvimento Cognitivo J. Piaget e L Vigotsky O Desenvolvimento Sócio-Moral - L. Kohlberg, E. Turiel, C. Gilligan e otros A Personalidade e a sua formação Principais teorias e conceitos teóricos Noções de normal e patológico em termos do desenvolvimento As grandes etapas da formação da personalidade O ser humano em perspetiva relacional A Vinculação Perspetiva de Bowlby. As visões seguintes Conceitos principais Tipos de Vinculação Figuras de Vinculação Perspetiva integrativa Desenvolvimento, Personalidade e Vinculação Temas Candentes em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer e compreender as noções fundamentais do desenvolvimento Conhecer e compreender as principais noções da aprendizagem Identificar os factores de risco a nível das potenciais perturbações do desenvolvimento e das dificuldades de aprendizagem, e das formas mais eficazes de intervenção
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodolgias expositivas e interativas com recurso a materiais e informação multimedia
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bremner, G & Slatter, A. (Eds) (2003). Theories of Infant Development. London: Blackwell. Lourenço, O. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral: Teoria, Dados e Implicações. 2ª Ed. Coimbra: Almedina. Lourenço, O. (2002). Psicologia de Desenvolvimento Cognitivo: Teoria; Dados e Implicações. 2ª Ed. Coimbra: Almedina. Sargento, P. (2011). Só Amor Não Basta? Lisboa: Planeta Sargento dos Santos, P. (2007). Temas Candentes em Psicologia do Desenvolvimento. Lisboa: Climepsi. Slater, A. & Bremner, G. (Eds) (2004). An Introduction to Developmental Psychology. Blackwell Publishing. Snow, Ch. W. (1998). Infant Development. 2nd Ed. New Jersey: Prentice Hall
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não