-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC, os alunos iniciarão a escrita do respetivo Relatório da Prática Profissional e farão a apresentação da Planificação de uma unidade de ensino de uma disciplina de Informática. Todas as UC do mestrado formam um conjunto coerente e partilham alguns objetivos comuns, em particular as UC “Iniciação à Prática Profissional”, “Didática da Informática”, “Investigação em Didática da Informática” e “Desenvolvimento Curricular e Ensino de Informática”. Nas UC “Iniciação à Prática Profissional” há uma progressão da familiarização com as práticas profissionais, desde os aspetos mais gerais até aos mais específicos, relacionados com o ensino da Informática.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6572-8873
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Planificação de uma unidade de ensino numa disciplina de Informática ou numa atividade não curricular de uma turma do professor acompanhante. Observação e análise de atividades curriculares e não curriculares relacionadas com a Informática desenvolvidas nas escolas e agrupamentos de escolas. Organização de Laboratórios de Informática e outros espaços para atividades curriculares e não curriculares. Orientações e programas de Informática.
-
Objetivos
Objetivos
Avaliação, adaptação e desenvolvimento de materiais educativos. Competência de trabalho colaborativo, com professores de Informática e de outras áreas disciplinares. Competência de planeamento e avaliação de atividades educativas. Competência de análise e reflexão sobre o desempenho nas atividades educativas, bem como na identificação de processos de melhoria. Competência de abordagens inclusivas, incluindo a identificação de equipamentos adequados a alunos com necessidades educativas especiais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A inovação é uma orientação central no planeamento das atividades dos estudntes para a concretização do seu cenário de aprendizagem e plano de intervenção.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dubinsky, Y., and Hazzan, O. (2007). A framework for teaching software development methods. Computer Science Education, 15(4), 275–296 Glickman, C. D., Ross-Gordon, J. M., and Gordon, S. P. (2018). SuperVision and instructional leadership: A developmental approach. Pearson. Hazzan, O., Lapidot, T., and Ragonis, N. (2020). Guide to Teaching Computer Science: An Activity-Based Approach. Springer. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK Watson, D., and Williams, H. (2020). Computer Science: Cambridge International AS and A Levels. Hodder Education
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não