filmeu

Disciplina Iniciação à Prática Profissional III

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC, os alunos iniciarão a escrita do respetivo Relatório da Prática Profissional e farão a apresentação da Planificação de uma unidade de ensino de uma disciplina de Informática. Todas as UC do mestrado formam um conjunto coerente e partilham alguns objetivos comuns, em particular as UC “Iniciação à Prática Profissional”, “Didática da Informática”, “Investigação em Didática da Informática” e “Desenvolvimento Curricular e Ensino de Informática”. Nas UC “Iniciação à Prática Profissional” há uma progressão da familiarização com as práticas profissionais, desde os aspetos mais gerais até aos mais específicos, relacionados com o ensino da Informática.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Planificação de uma unidade de ensino numa disciplina de Informática ou numa atividade não curricular de uma turma do professor acompanhante. Observação e análise de atividades curriculares e não curriculares relacionadas com a Informática desenvolvidas nas escolas e agrupamentos de escolas. Organização de Laboratórios de Informática e outros espaços para atividades curriculares e não curriculares. Orientações e programas de Informática.
  • Objetivos

    Objetivos

    Avaliação, adaptação e desenvolvimento de materiais educativos. Competência de trabalho colaborativo, com professores de Informática e de outras áreas disciplinares. Competência de planeamento e avaliação de atividades educativas. Competência de análise e reflexão sobre o desempenho nas atividades educativas, bem como na identificação de processos de melhoria. Competência de abordagens inclusivas, incluindo a identificação de equipamentos adequados a alunos com necessidades educativas especiais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A inovação é uma orientação central no planeamento das atividades dos estudntes para a concretização do seu cenário de aprendizagem e plano de intervenção.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dubinsky, Y., and Hazzan, O. (2007). A framework for teaching software development methods. Computer Science Education, 15(4), 275–296 Glickman, C. D., Ross-Gordon, J. M., and Gordon, S. P. (2018). SuperVision and instructional leadership: A developmental approach. Pearson. Hazzan, O., Lapidot, T., and Ragonis, N. (2020). Guide to Teaching Computer Science: An Activity-Based Approach. Springer. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK Watson, D., and Williams, H. (2020). Computer Science: Cambridge International AS and A Levels. Hodder Education
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios