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Apresentação
Apresentação
Nesta UC, há uma colaboração mais específica com “Investigação em Didática da Informática”, que se refletirá na elaboração do Relatório da Prática Profissional onde o aluno descreverá as atividades de lecionação autónoma de uma unidade de ensino numa turma do professor acompanhante na escola. Todas as UC do mestrado formam um conjunto coerente e partilham alguns objetivos comuns, em particular as UC “Iniciação à Prática Profissional”, “Didática da Informática”, “Investigação em Didática da Informática” e “Desenvolvimento Curricular e Ensino de Informática”. Nas UC “Iniciação à Prática Profissional” há uma progressão da familiarização com as práticas profissionais, desde os aspetos mais gerais até aos mais específicos, relacionados com o ensino da Informática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 30
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6572-8876
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Implementação de uma unidade de ensino numa disciplina de Informática ou numa atividade não curricular de uma turma do professor acompanhante. Observação e análise de atividades curriculares e não curriculares relacionadas com a Informática desenvolvidas nas escolas e agrupamentos de escolas. Organização de Laboratórios de Informática e outros espaços para atividades curriculares e não curriculares. Orientações e programas de Informática.
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Objetivos
Objetivos
Avaliação, adaptação e desenvolvimento de materiais educativos. Competência de trabalho colaborativo, com professores de Informática e de outras áreas disciplinares. Competência de planeamento e avaliação de atividades educativas. Competência no planeamento e execução de uma intervenção de ensino, fundamentada em investigação didática. Competência de análise e reflexão sobre o desempenho nas atividades educativas, bem como na identificação de processos de melhoria. Competência de abordagens inclusivas, incluindo a identificação de equipamentos adequados a alunos com necessidades educativas especiais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A inovação está presente como estratégia de ação em toda a intervenção da turma do professor cooperante.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dubinsky, Y., and Hazzan, O. (2007). A framework for teaching software development methods. Computer Science Education, 15(4), 275–296 Glickman, C. D., Ross-Gordon, J. M., and Gordon, S. P. (2018). SuperVision and instructional leadership: A developmental approach. Pearson. Hazzan, O., Lapidot, T., and Ragonis, N. (2020). Guide to Teaching Computer Science: An Activity-Based Approach. Springer. Raspberry Pi Foundation (2021). Hello World, The Big Book of Computing Pedagogy. Cambridge, UK Watson, D., and Williams, H. (2020). Computer Science: Cambridge International AS and A Levels. Hodder Education
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não