-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende promover a compreensão dos princípios fundamentais associados à obesidade e às desregulações metabólicas, que por sua vez podem conduzir ao desenvolvimento de doenças metabólicas, focando-se na intervenção nutricional e de atividade física para a prevenção e tratamento destas patologias.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT792-1-10898
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução às doenças metabólicas Obesidade: Etiologia e determinantes; Prevalência; Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento Diabetes Mellitus tipo 2: Etiopatogenia; Prevalência; Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento Hipertensão arterial: Etiopatogenia; Prevalência; Papel da nutrição e do exercício na prevenção e tratamento Dislipidémias: Etiopatogenia; Prevalência; Papel da nutrição e do exercício na prevenção etratamento ¿; ¿¿Síndrome Metabólica.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular pretende promover a compreensão e conhecimento: Dos princípios fundamentais associados às desregulações metabólicas e consequências para a saúde; Dos critérios de diagnóstico para a Obesidade, Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão, Dislipidemia e Síndrome Metabólica; Das orientações e estratégias alimentares e nutricionais para a prevenção e tratamento de Obesidade, Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão, Dislipidemia e Síndrome Metabólica; Das orientações e estratégias de exercício físico para a prevenção e tratamento de Obesidade, Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão, Dislipidemia e Síndrome Metabólica. Esta unidade curricular pretende ainda capacitar os estudantes para analisar adequadamente literatura científica sobre nutrição e alimentação e exercício físico no contexto das várias doenças metabólicas, promovendo oportunidades de análise e discussão da evidência mais atual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
É adotada uma metodologia prioritariamente teórico-prática que privilegiará a discussão em sala de aula entre os alunos e o docente, com recurso a elementos e estratégias de ensino de natureza teórica (métodos expositivos e interrogativos) e teórico-prática (realização de exercícios práticos, visualização e discussão de conteúdos digitais). Será utilizado, ainda, o sistema de b-learning onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (slides e bibliografia complementar). A avaliação continua requer uma assiduidade igual ou superior a 70% e compreende a realização de um trabalho com apresentação oral relacionado com as temáticas abordadas. Para ser aprovado, o aluno deverá obter pelo menos 9,5 valores. Se o aluno optar por não fazer a avaliação contínua, poderá ter aprovação à unidade curricular através do exame de primeira época englobando todos os conteúdos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hargreaves, M. & Spriet, L. (2006). Exercise Metabolism - 2a Edição. Human Kinetics ed. USA Schutz, D.D., et al. (2019). European Practical and Patient-Centered Guidelines for Adult Obesity Management in Primary Care. Obesity Facts, 12:40-60. American Diabetes Association. Lifestyle management: standard guidelines of medical care in diabetes. 2018. (2018). Diabetes Care, 41(Suppl. 1):538-550. Colberg, S.R., et al. (2016). Physical Activity/Exercise and Diabetes: A Position Statement of the American Diabetes Association. Diabetes Care, 39:2065-2079.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não