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Disciplina Seminários Interdisciplinares I

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular de reflexão e crítica da produção da imagem nas suas diversas plataformas. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Processos de desenvolvimento técnico e criativo focado em obras específicas.  2. Análise crítica de obras de diferentes autores. 3. O mercado de arte e a relação do fotógrafo com os agentes do meio: galeristas, curadores, instituições; bolsas e trabalho em contexto de residência. 4. Apresentação comentada de fotolivros, documentários, capítulos de livros e artigos, tendo em vista a evolução de um pensamento crítico e autónomo.  5. Master classes com autores que articulem a fotografia com outras áreas, como o cinema, a literatura, a poesia e o design.  6. Visitas de estudo com vista a fomentar o carácter interdisciplinar dos processos de criação artísticos: conferências, ciclos de cinema, lançamentos de livros, mostras e exposições.  7. Sessões de discussão crítica.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se estimular o contacto com o panorama e oferta cultural ligada às áreas da Fotografia e Artes Visuais, bem como aprofundar os conhecimentos teórico-práticos envolvidos.   Serão convidados autores que reflitam sobre a relação texto/imagem, bem como os processos de criação de narrativas, para uma compreensão atual dos meios de produção artística, bem como as dinâmicas e estratégias do mercado da arte.    Nesta unidade curricular discutem-se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico, contextualizando as transformações culturais (antropológicas, sociológicas, económicas e técnicas, entre outras), que por sua vez impactam as revoluções estéticas.   Analisando as metodologias subjacentes à implementação de projetos, editoriais e autorais, os alunos serão convidados a refletir sobre as diferentes noções de perspetiva que contaminam as dimensões éticas da representação fotográfica.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular assumem um carácter expositivo, reflexivo e participativo, privilegiando a articulação entre teoria e prática artística. Através da intervenção de autores, artistas e profissionais convidados, são realizados seminários temáticos que permitem o contacto direto com diferentes abordagens e experiências interdisciplinares. Estas sessões visam promover o pensamento crítico, o diálogo entre contextos de criação e investigação, bem como a partilha de metodologias e processos de trabalho. O espaço de debate constitui um momento central de aprendizagem, incentivando os estudantes a problematizar conceitos, aprofundar a compreensão das práticas artísticas contemporâneas e desenvolver uma atitude autónoma, informada e crítica perante a produção cultural e o seu enquadramento social e teórico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barthes, Roland (1984). A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia. Lisboa: Edições 70. Benjamin, Walter (1992). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica. Lisboa: Vega. Berger, John (2015). Modos de Ver. Lisboa: Edições 70. Didi-Huberman, Georges (2012). O que Vemos, o que nos Olha. Lisboa: Orfeu Negro. Rancière, Jacques (2010). O Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro. Lissovsky, Maurício (2008). A Máquina de Esperar: Origem e Estética da Fotografia Moderna. Rio de Janeiro: Mauad X. Sontag, Susan (2017). Sobre a Fotografia. Lisboa: Quetzal. Flusser, Vilém (2011). Filosofia da Caixa Preta. Lisboa: Relógio d’Água. Bourriaud, Nicolas (2009). Estética Relacional. Lisboa: Orfeu Negro. Sullivan, Graeme (2010). Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. Thousand Oaks: Sage.
INSCRIÇÃO AVULSO
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