-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular de reflexão e crítica da produção da imagem nas suas diversas plataformas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6611-24428
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Processos de desenvolvimento técnico e criativo focado em obras específicas. 2. Análise crítica de obras de diferentes autores. 3. O mercado de arte e a relação do fotógrafo com os agentes do meio: galeristas, curadores, instituições; bolsas e trabalho em contexto de residência. 4. Apresentação comentada de fotolivros, documentários, capítulos de livros e artigos, tendo em vista a evolução de um pensamento crítico e autónomo. 5. Master classes com autores que articulem a fotografia com outras áreas, como o cinema, a literatura, a poesia e o design. 6. Visitas de estudo com vista a fomentar o carácter interdisciplinar dos processos de criação artísticos: conferências, ciclos de cinema, lançamentos de livros, mostras e exposições. 7. Sessões de discussão crítica.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se estimular o contacto com o panorama e oferta cultural ligada às áreas da Fotografia e Artes Visuais, bem como aprofundar os conhecimentos teórico-práticos envolvidos. Serão convidados autores que reflitam sobre a relação texto/imagem, bem como os processos de criação de narrativas, para uma compreensão atual dos meios de produção artística, bem como as dinâmicas e estratégias do mercado da arte. Nesta unidade curricular discutem-se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico, contextualizando as transformações culturais (antropológicas, sociológicas, económicas e técnicas, entre outras), que por sua vez impactam as revoluções estéticas. Analisando as metodologias subjacentes à implementação de projetos, editoriais e autorais, os alunos serão convidados a refletir sobre as diferentes noções de perspetiva que contaminam as dimensões éticas da representação fotográfica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular assumem um carácter expositivo, reflexivo e participativo, privilegiando a articulação entre teoria e prática artística. Através da intervenção de autores, artistas e profissionais convidados, são realizados seminários temáticos que permitem o contacto direto com diferentes abordagens e experiências interdisciplinares. Estas sessões visam promover o pensamento crítico, o diálogo entre contextos de criação e investigação, bem como a partilha de metodologias e processos de trabalho. O espaço de debate constitui um momento central de aprendizagem, incentivando os estudantes a problematizar conceitos, aprofundar a compreensão das práticas artísticas contemporâneas e desenvolver uma atitude autónoma, informada e crítica perante a produção cultural e o seu enquadramento social e teórico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barthes, Roland (1984). A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia. Lisboa: Edições 70. Benjamin, Walter (1992). A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica. Lisboa: Vega. Berger, John (2015). Modos de Ver. Lisboa: Edições 70. Didi-Huberman, Georges (2012). O que Vemos, o que nos Olha. Lisboa: Orfeu Negro. Rancière, Jacques (2010). O Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro. Lissovsky, Maurício (2008). A Máquina de Esperar: Origem e Estética da Fotografia Moderna. Rio de Janeiro: Mauad X. Sontag, Susan (2017). Sobre a Fotografia. Lisboa: Quetzal. Flusser, Vilém (2011). Filosofia da Caixa Preta. Lisboa: Relógio d’Água. Bourriaud, Nicolas (2009). Estética Relacional. Lisboa: Orfeu Negro. Sullivan, Graeme (2010). Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. Thousand Oaks: Sage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não