-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular de reflexão e crítica da produção da imagem nas suas diversas plataformas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6611-24428
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Processos de desenvolvimento técnico e criativo focado em obras específicas. 2. Análise crítica de obras de diferentes autores. 3. O mercado de arte e a relação do fotógrafo com os agentes do meio: galeristas, curadores, instituições; bolsas e trabalho em contexto de residência. 4. Apresentação comentada de fotolivros, documentários, capítulos de livros e artigos, tendo em vista a evolução de um pensamento crítico e autónomo. 5. Master classes com autores que articulem a fotografia com outras áreas, como o cinema, a literatura, a poesia e o design. 6. Visitas de estudo com vista a fomentar o carácter interdisciplinar dos processos de criação artísticos: conferências, ciclos de cinema, lançamentos de livros, mostras e exposições. 7. Sessões de discussão crítica.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se estimular o contacto com o panorama e oferta cultural ligada às áreas da Fotografia e Artes Visuais, bem como aprofundar os conhecimentos teórico-práticos envolvidos. Serão convidados autores que reflitam sobre a relação texto/imagem, bem como os processos de criação de narrativas, para uma compreensão atual dos meios de produção artística, bem como as dinâmicas e estratégias do mercado da arte. Nesta unidade curricular discutem-se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico, contextualizando as transformações culturais (antropológicas, sociológicas, económicas e técnicas, entre outras), que por sua vez impactam as revoluções estéticas. Analisando as metodologias subjacentes à implementação de projetos, editoriais e autorais, os alunos serão convidados a refletir sobre as diferentes noções de perspetiva que contaminam as dimensões éticas da representação fotográfica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias expositivas, com recurso a autores convidados para o proferimento de seminários, proporcionando um espaço de discussão com os alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARTHES, Roland. Câmara Clara. Ed.70, Lisboa, 1976. FREUND, Gisèle. Fotografia e Sociedade, Veja, Lisboa, 1992. JEFFREY, Ian. Photography, Thames and Hudson, NY, 1997. KRAUSS, Rosalind. O Fotográfico, Ed. GG, Barcelona, 2007. SENA, António. História da Imagem Fotográfica em Portugal. Porto Editora, Porto, 1998. ROSENTHAL, Alan. Writing, Directing and Producing Documentary Films and Videos. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2002. SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Lisboa: D. Quixote, 1986. TRACHTEMBERG, Alan. Ensaios Sobre Fotografia. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não