-
Apresentação
Apresentação
Analisar as funções e tarefas do treinador nos vários níveis de formação e desenvolvimento (da formação ao alto rendimento), reflectir sobre as competências profissionais necessárias para a consecução dos objectivos estabelecidos para cada um dos níves de formação e desenvolvimento, e sobre os tipos e "abordagens" na formação de treinadores. A UC tem ainda como objectivo promover a compreensão do estado da investigação sobre a formação de treinadores e dos desafios associados à qualificação, formação e profissionalização destes agentes desportivos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2166-10882
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O racional da disciplina. Princípios e pressupostos. 2. A filosofia e a 'expertise' dos treinadores, a importância de cada uma e sua relação. O processo de socialização profissional. 3. A ética na formação dos treinadores. 4. A investigação sobre o perfil e competências gerais e específicas do treinador. A perspectiva pedagógica e a pespectiva psicológica. 5. O treinador 'expert'. Características e componentes da 'expertise' profissional. Etapas de desenvolvimento da "expertise" profissional. 6. Os tipos de “Abordagens” formativas. 7. As perceções dos treinadores sobre a sua formação. 8. Os contextos de formação para os treinadores. 9. As fontes de conhecimento dos treinadores. 10. Os tipos de conhecimento relacionados com o nível de "expertise". 111 Programas de formação de treinadores. 12. Estratégias de desenvolvimento profissional: O saber analisar, o saber reflectir e o saber justificar. A prática reflexiva.
-
Objetivos
Objetivos
Os estudantes: 1. Compreendem o modo como se forma a filosofia e a expertise dos treinadores, a importância de cada uma e a relação entre ambas. 2. Conhecem a evolução da investigação sobre a eficácia e a expertise do treinador. 3. Conhecem o conceito de "expertise" e as suas componentes cognitivas e comportamentais no ensino do desporto. 4. Constroem programas de formação de treinadores respeitando os princípios de qualidade requeridos para os processos de desenvolvimento curricular. 5. Conhecem e diferenciam conceitos fundamentais da teoria da formação de formadores. 6. Conhecem e sabem como utilizar diferentes estratégias de desenvolvimento profissional dos treinadores . 7. Aplicam os princípios de desenvolvimento curricular na análise de programas de formação de treinadores.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino centrado no estudante. Num primeiro momento, são identificados os problemas. Num segundo momento, os estudantes buscam na literatura a solução para o problema. Num terceiro momento, procede-se à análise e discussão da solução ou soluções encontradas e o docente acrescenta a informação em falta.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cassidy, T., Jones, R., & Poltrac, P. (2004). Understanding sports Coaching the Social, Cultural and Pedagogical Foundations of Coaching Practice. New York: Routledge. Côté, J & Gilbert, W. (2009). An Integrative Definition of Coaching Effectiveness and Expertise, International Journal of Sports Science & Coaching, 4(3), 307-32 Gilbert, W., Nater, S., Siwik, M., & Gallimore, R. (2010). The Pyramid of Teaching Success in Sport: Lessons from Applied Science and Effective Coaches. Journal of Sport Psychology in Action, 1, 86-94. Nash, C., Martindale, R., Collins, D., & Martindale, A. (2012). Parameterising expertise in coaching: Past, present and future. Journal of Sports Sciences, 30(10), 985-994. Nelson, L., Cushion, C., & Potrac, P. (2006). Formal, Non formal and informal coach learning: A Holistic Conceptualisation.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não