-
Apresentação
Apresentação
A presente UC visa apresentar um conjunto de conceitos que permitam salientar a relevância da Inovação e Empreendedorismo (IE) como elemento de vantagem competitiva para a Sociedade e as Organizações; apresentar problemas gerais da IE enquanto práticas da gestão, fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza; caracterizar o processo de IE; destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras; sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, como fator de criação e agregação de valor; discutir a aplicação dos fundamentos de IE à gestão; e trabalhar em grupo na pesquisa, análise e discussão de artigos, indexados à Web of Science ou SCOPUS. Todos estes conteúdos são orientados à aplicação no mundo real, o que é refletido nos conteúdos programáticos e nas metodologias de ensino e avaliação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6626-13314
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo I – Inovação Fundamentos teóricos: História, enquadramento e obstáculos Criatividade e inovação Abordagens atuais de referências em inovação: abordagem sistémica da inovação Gerir inovação e mudança Comportamento inovador Módulo II – Empreendedorismo Origens, formas e dinâmicas Empreendedor: ser ou não ser? Empreendedor inovador Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável Módulo III – Empreendedorismo Plano de Negócios
-
Objetivos
Objetivos
Aferir a relação entre a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável das organizações e das economias; Articular conceitos que permitam compreender a importância da inovação e do empreendedorismo como fontes de vantagem competitiva para as organizações e economias; Abordar e discutir teorias, modelos e práticas relacionados com a inovação, a mudança e o (intra)empreendedorismo nas organizações e nas economias; Analisar criticamente a literatura científica sobre inovação e empreendedorismo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será adotada uma metodologia ativa, centrada no aluno e fortemente orientada para o "aprender a aprender" na lógica do "aprender fazendo". Assim, para além de procurar favorecer a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais, procura-se criar condições para que os futuros gestores sejam formados no domínio dos principais meios e modalidades de intervenção, através de oportunidades concretas de ação e exploração. Estas experiências de formação são objeto de discussão e reflexão por parte dos alunos, com vista a promover a respetiva integração.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Drucker, P. (2006). Innovation and Entrepreneurship , Harper Business Hisrich, Peters, Shepherd (2017). Entrepreneurship, New York, McGraw-Hill Education. OCED (2006). Innovation and Growth in Tourism. Wickham, P. (2006). Strategic Entrepreneurship 4 th ed. Essex, Pearson Education Limited
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não