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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individiual e em equipa dentro da organização.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT461-6587
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Desafios e Oportunidades do contexto organizacional atual a. Tendências atuais do mercado de trabalho b. Profissões e Competências de futuro 2. Estudo do Comportamento Organizacional (CO): Conceitos e Abordagens Teóricas 3. CO: Análise Individual a. Diversidade nas organizações (Características sociodemográficas, personalidade, competências) b. Motivação e satisfação no trabalho c. Empowerment e o Comprometimento Organizacional 4. CO: Análise Grupal a. Desenvolvimento de Liderança e Equipas b. Comunicação c. Conflito e Negociação 5. CO: Análise Organizacional a. Estrutura Organizacional b. Cultura e clima organizacional c. Mudança Organizacional
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Objetivos
Objetivos
1.Compreender as tendências do mercado de trabalho, profissões emergentes e competências necessárias para o futuro. 2.Explorar as principais abordagens teóricas e conceitos fundamentais que explicam o comportamento dos indivíduos e grupos nas organizações. 3.Investigar a diversidade organizacional, analisando as características sociodemográficas, personalidade e competências dos indivíduos, e como essas variáveis influenciam a dinâmica organizacional. 4.Aplicar teorias de motivação e satisfação para promover o empowerment e o comprometimento organizacional, melhorando o desempenho e o bem-estar dos colaboradores. 5.Desenvolver competências de liderança, trabalho em equipa, comunicação eficaz, e resolução de conflitos, essenciais para a gestão de grupos e equipas. 6.Compreender a estrutura, cultura e clima organizacional, e desenvolver estratégias para implementar mudanças organizacionais de forma eficaz, minimizando resistências e promovendo a adaptação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular é constituída por uma componente teórica e uma componente prática. A componente teórica é lecionada através do método expositivo interativo, pois os alunos são desafiados a pensar sobre as situações e a encontrar soluções para os problemas apresentados, com recurso a um conjunto de slides que abordam os vários conteúdos programáticos, vídeos e artigos. Na componente prática é utilizado o método ‘learning by doing’, com especial ênfase no trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo das aulas, com diversas atividades e discussão de casos. Algumas metodologias: 1. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) 2. Sala de Aula Invertida 3. Mapas Mentais/Brainstorming 4. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) 5. Feedback dos Colegas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Robbins, S; Judge, T. (2024). Organizational Behavior. Pearson Education Limited (19th edition) Robbins, S., Coulter, M. (2021). Management, 15th edition, Pearson. ISBN 978-1292340883. Northouse, P. (2016). Leaderhip - Theory and Practice, 17th Editions, SAGE Publications, Inc. Artigos cientificos para apresentação e discussão em aula fornecidos pelo Docente.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não